i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Inaugurado o centro POP em Itabuna


As 163 pessoas cadastradas pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria da Assistência Social que perderam o vínculo com a família, estão desempregadas, morando na rua e em situação de vulnerabilidade social, ganharam um importante equipamento público neste domingo, 27. 



 O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) foi inaugurado pelo prefeito Claudevane Leite, na Praça Santo Antônio, no centro da cidade, como parte do conjunto de obras e ações pelos 104 anos de aniversário do município.
O prefeito Vane lembrou que o Centro POP é a porta de entrada para diversos serviços públicos em rede nas áreas da saúde, educação e programas sociais dos governos municipal, estadual e federal.  O prefeito disse que, além de tirar as pessoas das ruas de Itabuna, o objetivo capacitá-las e recolocá-las no seio familiar e no mercado de trabalho. “Com o Centro POP, temos uma rede completa de programas para atendimento às pessoas que hoje estão vivendo nas ruas da cidade”, explicou.
O prefeito ressaltou que recentemente foi implantado no município o Programa Crack é Possível Vencer, que visa auxiliar no combate às drogas. Itabuna é um dos seis municípios baianos contemplados com o programa desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça e Secretaria Estadual de Segurança Pública.
 “Ganhamos duas motocicletas e duas viaturas, que serão usados por guardas municipais civis, policiais civis e militares, além de 50 pistolas teaser e 300 sprays de pimenta para utilizar se necessário na contenção de pessoas em surto”, destacou.
Já o secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, disse que o governo municipal tem se preocupado em oferecer todas as condições para que as pessoas deixem as ruas e contem com a necessária atenção psicossocial e material. O secretário também detalhou como funcionará o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, que foram identificadas desde julho do ano passado em um diagnóstico elaborado pelas equipes multidisciplinares da Secretaria da Assistência Social. “A Prefeitura decidiu que as pessoas em situação de rua terão acolhimento”, afirma.
De acordo com José Carlos Trindade, a partir de agora o Centro POP será a ponte para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), centros de recuperação, casa de passagem, abrigo, cursos profissionalizantes e até tratamento médico-psiquiátrico, caso necessário. O titular da Assistência Social aproveitou para tranquilizar os comerciantes da área central da cidade que não entenderam a função do Centro POP. “Muita gente acreditava que aqui ficaram abrigados os moradores de rua. Eles não ficarão aqui. Serão encaminhados para serviços especializados mantidos pela Prefeitura”, finalizou.

A equipe do Centro POP conta com assistente social, psicólogo, advogado, terapeuta ocupacional e educadores sociais. O espaço tem oito salas para atendimento individualizado, banheiros, rouparia, cozinha e recepção. Prestigiaram a inauguração do Centro POP os secretários Marcos Cerqueira (Fazenda), Mariana Alcântara (Administração), Evans Maxwel Silva (Esportes), Dinalva Melo do Nascimento (Educação), Giorlando Lima (Comunicação Social), Silas Alves (chefe de Gabinete), Paulo Bicalho (presidente da Fundação da Assistência à Saúde de Itabuna, mantenedora do Hospital de Base), o vereador Francisco Edes, lideres comunitários do bairro São Pedro e da Rua da Bananeira, além de servidores municipais.

_________________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito