i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ilhéus com muito sol e praias com boas condições

de balneabilidade neste final de semana 
Segundo a maioria das previsões meteorológicas, ilheenses e visitantes poderão curtir um final de semana de muito sol. Além de assegurar que o risco de chuva é muito pequeno, o Site ClimaTempo garante que a temperatura máxima deverá chegar a 30 graus centígrados no domingo, dia 19, e também na segunda-feira (20), feriado antecipado para os comerciários do município.

Para completar o cenário propício ao lazer, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) informa que as praias da Concha, da Avenida Soares Lopes, do Cristo, dos Milionários, do Cururupe e de Olivença apresentam boas condições de balneabilidade. Por outro lado, ainda segundo o instituto, os banhistas devem evitar as praias da Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), do Malhado (próximo à escultura da sereia) e do Marciano (nas proximidades do Bar Litrão).
O chefe do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus, Alexandre Mendonça, informa que 76 servidores estarão trabalhando nas praias do município neste feriadão (18, 19 e 20) com o objetivo de garantir a tranquilidade de Ilheenses e turistas. Segundo ele, o trecho coberto pelos salva-vidas se estenderá das praias de Mamoan, na zona norte, até Águas de Olivença, na zona sul da cidade. Em decorrência de um fenômeno que provoca o deslocamento da água e, consequentemente, a formação de buracos, Alexandre Mendonça informa que os banhistas devem redobrar a atenção em alguns pontos, como as praias do Norte, do Vietnã (próxima ao Opaba Hotel) e do Guarany (Praia do Sul).
Inema – O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) explica que o diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras, durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida Soares Lopes, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100 metros antes e depois do lançamento do conjunto residencial do Ceplus, na zona sul da cidade. Em Ilhéus, o recolhimento é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
Segundo o Inema, o banhista deve evitar o banho de mar nos dias chuvosos. Nesta situação, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, o que pode causar inúmeras doenças. Além disso, prossegue o instituto, é desaconselhável, em quaisquer condições climáticas, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Balneabilidade – A balneabilidade é entendida como a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este contato direto e prolongado onde há possibilidade de ingerir quantidade significativa de água. O monitoramento da balneabilidade no Estado da Bahia é realizado pelo Inema, através da Coordenação de Monitoramento de Recursos Ambientais e Hídricos da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental, atendendo as especificações da Resolução N.º274/2000 do CONAMA que define critérios para classificação das águas destinadas a recreação de contato primário.
A condição da balneabilidade nos pontos monitorados é avaliada continuamente durante todo o ano, analisando a densidades de bactérias em um conjunto de amostras obtidas em cinco semanas consecutivas o que possibilita classificá-la em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria, podendo agrupar-se as três primeiras na categoria Própria. Para simplificar a divulgação dos resultados passou-se a usar a classificação como Própria ou Imprópria.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito