i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Mototaxistas de Itabuna - Câmara discute alterações na lei.

Sancionada em 19 de dezembro de 2013, a Lei Municipal 2.260 que autoriza e regulamenta os serviços de moto-taxi e moto-frete no município de Itabuna, e que hoje conta com 353 alvarás expedidos, voltou às discussões da Comissão de Redação Legislativa da Câmara de Vereadores, numa reunião realizada nesta última quarta-feira (29).
Entre os convidados que compuseram a mesa estavam Thomas Fernandes (diretor de trânsito da Settran), Jorge Teles (presidente do Conselho Municipal de Transporte Público), Lomanto Lacerca (presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motociclistas do Sul da Bahia – SindMoto), Emerson Silva (presidente da Associação dos Mototaxistas de Itabuna), a vereadora Valéria Morais (relatora do projeto anterior,) além de demais representantes da classe e membros da sociedade civil organizada.

No centro das reivindicações da categoria, o debate pela readequação da atual legislação municipal, através da construção de uma redação que melhor represente a realidade dos mototaxistas do município grapiúna, através da aprovação do anteprojeto de Lei nº 041/2014, de autoria do Poder Executivo e relatoria do vereador Nadson Monteiro (PPS).

De acordo com os mototaxis, a burocracia imposta pela Lei em vigor para a concessão dos alvarás, como a obrigatoriedade de itens de segurança e a titularidade do veículo de trabalho gera, além de implicações financeiras à classe, dificuldade e lentidão ao processo de regularização dos profissionais da categoria.
 “Queremos um prazo maior para a regularização, e a criação de um convenio com bancos para abrir uma linha de crédito que nos ajude a custear a obtenção de documentos, cursos, vistorias, transferências de veículos e a compra de equipamentos, o que pode girar em torno de doi mil reais”, reclamou Emerson Silva, presidente da Associação dos Mototaxistas de Itabuna.

Segundo Thomas Fernandes, o projeto enviado pelo Executivo deve corrigir algumas imperfeições no texto original da Lei e com isso melhorar o processo de regularização. “A alteração deve diminuir alguns custos relacionados à constituição do alvará. Porém, não podemos torna-la mais branda, ou passar por cima das imposições da legislação federal do Código de Trânsito Brasileiro”, afirmou o diretor de transportes.
Para o vereador Nadson Monteiro (PPS), a presença expressiva dos cidadãos durante a reunião mostrou o interesse da comunidade em participar da construção de uma Lei que beneficie não só a classe, quanto ao município. “Estou muito feliz em ver a sociedade presente nesta discussão, e isso me motiva a trabalhar, a sentar para discutir e emendar nas comissões por um projeto em comum acordo com a comunidade”, salientou o relator do anteprojeto.
Alterações, Soluções e Preocupações – Entre as alterações propostas pelo Poder Executivo para a obtenção dos cerca de 700 alvarás está à autorização do uso de veículos de trabalho em nome de parentes e amigos, antes restritos apenas aos conjugues. 

Segundo o vereador Paulinho (PT), uma solução para o financiamento com equipamentos e documentações seria a adesão dos profissionais da área ao programa de Microempreendedor Individual (MEI). 
Por outro lado, o vereador Joílson Rosa (PROS) mostrou preocupação em ampliar o período estipulado para a regularização, buscando assim reduzir problemas sociais com a categoria a partir da fiscalização.

VEJA OS VÍDEOS DESSA SESSÃO.
Abertura e composição da mesa


VEJA O º VÍDEO
Fala o vereador Ronaldão



VEJA O º VÍDEO

Fala os ver. Cavalcante e Jr. Brandão





0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito