i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Base amplia estrutura e corpo clínico para atender a psiquiatria


A montagem de dois estandes climatizados para o funcionamento provisório de um consultório médico, da área de enfermagem da psiquiatria e da assistência social foi iniciada na manhã desta quinta-feira na área externa do Hospital de Base de Itabuna. Além disso, mais quatro médicos vão se somar aos três profissionais já contratados, passando a sete o número de psiquiatras no plantão diário.



Além da ampliação do corpo clínico, três novos leitos serão implantados no Setor de Psiquiatria do Hospital de Base, elevando para nove os leitos para internamento de pacientes. A partir de março as mudanças no atendimento entram em vigor, o que representa mais atenção aos pacientes psiquiátricos, que já contam com o suporte da rede dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPs mantidos pela Secretaria Municipal da Saúde.   
Atualmente o Hospital chega atender, diariamente, cerca de 60 pacientes com problemas mentais diagnosticados ou com os mais variados distúrbios. a equipe de três psiquiatras que se reveza em escalas de plantão de 12 horas diária, assim como enfermeiros, técnicos e assistentes sociais.  “A ampliação se fez necessária para atender à demanda”, justifica o coordenador do Setor de Psiquiatria, Edvaldo Cecílio Santos.  
Segundo o psicanalista, houve aumento em 40% nos atendimentos diários da unidade, após a suspensão de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde – SUS pelo Hospital Psiquiátrico São Judas. “Em alguns casos há realmente a necessidade de internação do paciente, pois os quadros de distúrbios são os mais variados”, explicou.
A dona de casa Maria D’Ajuda dos Santos diz que a ampliação do atendimento no Hospital de Base demonstra cuidado da administração municipal com o atendimento a população. “Esta ampliação vai trazer mais conforto e melhorar o serviço na área psiquiátrica para nós. Aqui a gente é bem tratado e atendido com dignidade por toda a equipe”, diz a paciente que faz tratamento contra a depressão diagnosticada há 15 anos. “Faço meu tratamento aqui, hoje vim para consulta de rotina com o psiquiatra e fiquei feliz em ver que um novo espaço para atendimento de pacientes está sendo montado”, disse.
As medidas adotadas pela direção do Hospital de Base para ampliação do atendimento ao Setor de Psiquiatria são emergenciais até que as obras de reforma do antigo Pronto Socorro estejam concluídas. Com a relocação da Psiquiatria no novo espaço serão oferecidos 12 leitos para internamento, recepção, salas de triagem, consultórios médico, salas de coordenação e de espera e posto dos técnicos de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito