i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna é a 9ª cidade a integrar projeto Cidades Digitais na Bahia



            O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, inauguraram na sexta-feira o programa Cidades Digitais, que conecta órgãos públicos e pontos de acesso livres e gratuitos para a população. Itabuna é a nona cidade baiana contemplada com redes de fibras ópticas em um investimento de R$ 623 mil do Ministério das Comunicações. A rede beneficiará uma população de 219 mil habitantes, que passará a contar com a prestação de serviços públicos mais rápidos via Internet.
VEJA O VÍDEO
Fala ministro



2º VÍDEO
 Fala Davidson Magalhães






            Acompanhado do prefeito de Itabuna e dos secretários Wenceslau Junior, de Planejamento e Tecnologia, e Roberto José da Silva, de Transportes e Trânsito, e de autoridades, o ministro das Comunicações visitou a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC. Também esteve no Samu-192, que há três meses ganhou mais agilidade no atendimento telefônico de emergência, com repasse de informações direto à central de atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS.
É importante para aqueles que não têm condições de acesso à internet e podem usar o sinal público e também para a prefeitura, uma vez que esse tipo de projeto cria condições de interligar, por exemplo, o SAMU com a central de saúde, interligar as escolas municipais, as unidades básicas de saúde, enfim, todos os serviços públicos podem estar interligados em alta velocidade”, afirmou o ministro Ricardo Berzoini, já que o programa beneficia o cidadão duas vezes, com o acesso à internet e o retorno nos serviços públicos.

            Segundo o prefeito Claudevane Leite todas as melhorias na central do Samu-192 só foram possíveis depois da utilização do programa operacional com velocidade superior a 10 Megabytes. Vane destacou os investimentos que estão sendo feitos na cidade com o apoio do governo federal, a exemplo da reforma de escolas e unidades básicas de saúde, que também serão conectados.

 O programa Cidades Digitais integra ainda outras repartições públicas como o Centro Administrativo Firmino Alves, Guarda Civil Municipal, secretarias de Saúde, de Esporte e Recreação, Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, FICC, Hospital de Base, além do 15º Batalhão de Polícia Militar.

Depois o ministro Ricardo Berzoini, o prefeito Vane e as autoridades seguiram para o auditório do Sest/Senat onde houve a assinatura o Termo de Doação da rede fibra ótica ao município, como estabelece o projeto Cidades Digitais. 

O programa tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, melhorando a qualidade dos serviços públicos. Além do anel de fibra óptica, que interliga órgãos públicos, a rede das Cidades Digitais viabiliza instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população
.

Até agora, o programa do Ministério das Comunicações já começou a funcionar em 45 cidades de todas as regiões do Brasil, totalizando um investimento de cerca de R$ 44 milhões. Lançado em 2012, o Cidades Digitais contemplou 80 municípios na primeira seleção e, no ano seguinte, ao ser incorporado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), selecionou outras 262 localidades com menos de 50 mil habitantes. As outras cidades baianas já contempladas são: Guanambi, Itaberaba, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte e Uruçuca e Vitória da Conquista. 

A solenidade foi acompanhada pelo secretário de Inclusão Digital do Ministério das comunicações, Jefferson D'Avila de Oliveira, pelos deputados federais Davidson Magalhães (PC do B-BA), Afonso Florence (PT-BA), Uldurico Júnior (PTC-BA), e do Chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Roberto de Pinho, que representou o governador Rui Costa, 


Reitora da UESC, professora Adélia Pinheiro ,a vice- reitora da UFSB,Joana Guimarães, secretários municipais, vereadores e autoridades.

VEJA TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO











































0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito