i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




​#UESC – Fundação Pedro Calmon participará da Feira Universitária do Livro


De 26 a 29 de outubro, será realizada, em Ilhéus, a 3ª edição da Feira Universitária do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com a participação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado. A Feira terá a participação de grandes nomes da literatura e do cenário acadêmico regional e, para a programação literária que contará na abertura com a participação da escritora mineira, que atualmente reside na Bahia, Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro Um defeito de cor, além da presença da Feira de Livros e Biblioteca Móveis. 


As ações acontecerão na Universidade, na Biblioteca Municipal Adonias Filho e na Academia de Letras de Ilhéus  e terão como intuito articular, estimular, fortalecer e investir na região sul do estado discussões ligadas ao Plano Estadual do Livro e Leitura, o Sistema Estadual de Bibliotecas, os Centros de Memórias e os Arquivos Públicos Municipais.

No estacionamento da biblioteca da Universidade, a programação terá ações voltadas para o público infanto-juvenil, como contação de histórias, brincadeiras com a participação do Teatro Popular de Ilhéus e do Livro Viajante, projeto de Daniella Andrade, que contará com tradução em Libras. Terá ainda oficinas de grafite, sarau de poesias e lançamento de livro infantil, além dos livros da Biblioteca Móvel, que estarão disponíveis para leitura. Com estas ações, a Fundação Pedro Calmon promoverá, em meio a toda programação, a Campanha Leia e Passe Adiante, que visa despertar de maneira lúdica o interesse pelo ato de ler; compartilhar leituras e livros e estimular a formação de uma rede de leitores, contadores de histórias e doadores de livros, potencializando as diretrizes que fundamentam a leitura como prática social. A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé também estará presente da Feira, lançando a 2º Edição da Revista digital Bahia com História e disponibilizando seu estande para que o público acesse seu conteúdo.  

Debates - Na Universidade, a programação será de Rodas de Diálogos sobre livro, leitura e lançamentos e sessão de autógrafos, a exemplo do livro Alforria e Tratado das Veias , da escritora Rita Santana. Terá também o projeto Outras Leituras, que promoverá o encontro de quatro poetas que trabalham poemas, poesias, contos e outras formas poéticas: Edsoleda Santos (SSA), Rita Santana (SSA e Ilhéus), Antônio Oliveira e Wilson Caitano (Ilhéus e Itabuna). Os debates incluirão ainda a realização do Curso Conversando com a sua História, do Centro de Memória da Bahia, unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon, que terá como tema “Leituras do patrimônio histórico e cultural de Sul da Bahia”, que será debatido pelos professores Carlos Roberto Arléo Barbosa, Stela Dalva Teixeira (CEDOC/UESC), Ana Cláudia Cupertino, do Arquivo Público do Estado/FPC.

Os debates se estendem ainda com o Fórum Fazer literário, promovendo a Roda de Diálogo História e literatura, na Academia de Letras de Ilhéus, com a participação dos professores Robson Dantas (Uesc) e Luiz Blume (Uesc), que terão como tema “Diálogo e polêmica entre Adonias Filho e Jorge Amado em torno da história do Sul da Bahia” e “Literatura Infantil e culturas afro-brasileira e africana”, respectivamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito