i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- faxinaço contra Aedes aegypti no S. Caetano


Luvas, sacos de lixo e disposição para percorrer ruas e visitar todas as casas. Estas foram as armas utilizadas na manhã desta quarta-feira, no bairro São Caetano, por coordenadores, enfermeiros e servidores de secretarias e órgãos municipais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, no primeiro  faxinaço de combate ao Aedes aegypti promovido pela Prefeitura de Itabuna com o apoio do Governo do Estado. 



O mutirão foi realizado entre as 8 horas da manhã e o meio-dia para mobilizar a comunidade do bairro contra o mosquito.  
Durante o percurso os participantes do faxinaço mobilizaram a comunidade com a distribuição de material informativo e uma folhinha onde as famílias poderão registrar em um determinado dia da semana o resultado da vistoria em quintais no combate a focos do mosquito. O principal apelo foi para que as famílias não deixem água parada em suas casas evitando locais de proliferação de larvas do Aedes aegypti.

Pelo menos dois caminhões de lixo foram recolhidos na ação. Uma das principais preocupações do secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, é o grande número de casas fechadas e tanques cobertos com telhas de amianto onduladas. Segundo disse isto é um convite ao mosquito para depositar seus ovos nestes locais que se transformam em criadouros de larvas. “As pessoas devem vedar os depósitos e tanques com telas ou lençóis. A cobertura inadequada afeta todo o trabalho de prevenção”, justificou.

PERIGO VOADOR


A maioria dos moradores ouviu a explicação do secretário sobre o perigo que ronda o bairro e muitos disseram que pretendem substituir as telhas por telas, no caso dos tanques.
Numa das casas na Rua Alzira Fonseca o secretário e os agentes de endemias ficaram chocados pela grande quantidade de larvas encontradas em dois tanques semi-descobertos, em algumas vasilhas e até numa porta de geladeira abandonada no quintal. O aposentado Derivaldo Figueiredo de Souza,  que é único morador, tentou argumentar, dizendo que o mosquito vem de outras décadas, mas não conseguiu convencer.
Nesta quinta-feira, a casa do aposentado sofrerá uma intervenção radical com um faxinaço completo para a eliminação de larvas e do mosquito adulto que já fez muitas vítimas de dengue, zika vírus e chikungunya naquela área. Vizinhos que  tomaram conhecimento da situação também ficaram horrorizados e prometerem ajudar na eliminação de focos do Aedes aegypti.

Boa receptividade

A mobilização no São Caetano foi bem recebida pela maioria dos moradores. Alguns deles, inclusive, fizeram questão que colaboradores entrassem em suas casas para ter certeza de que não havia focos do mosquito. Para o coordenador de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Fábio Santana, a boa receptividade de moradores do bairro serve de incentivo para todos envolvidos na campanha.
A dona de casa Marilene Macedo, residente na Rua Cosme Damião, elogiou a inciativa do faxinaço, depois de afirmar que “o bairro está uma ‘danação’  de tanta gente doente”. Para ela uma ação firme como essa deve ser suficiente para mobilizar as famílias a se conscientizarem que o mosquito está dentro de casa. “Acredito que a Secretaria de Saúde faz uma ação muito boa, mas é preciso que as pessoas também façam a sua parte, senão vamos continuar sofrendo com a epidemia”, afirmou.
Depois de acometido pela zika vírus a quase dois meses, o aposentado José Alves dos Santos, morador na Rua São Jorge, ainda teve bom humor para dizer ao secretário Paulo Bicalho para que pegasse alguns mosquitos e lhe entregasse para fazer uma fritada. “Só assim eu ia ter certeza de que eles realmente foram eliminados”, brincou. O próximo faxinaço da Secretaria Municipal da Saúde será na próxima quarta-feira, dia 2 de março, num bairro a ser divulgado posteriormente pela mídia (rádio, TV e blogs) e carros de som.  
_____________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito