i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Foi inaugurado hoje o QG de Combate a Dengue


 Equipado com Laboratório, consultórios médicos, salas de coleta, triagem, hidratação, de controle e uma farmácia. 
Estes são alguns dos principais serviços que serão oferecidos a partir das 7 horas da manhã dessa quarta-feira (17), no QG de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. na tarde dessa terça feira, em  uma solenidade oficial, que aconteceu ás 16 horas,



O prefeito Claudevane Leite e o secretário  de saúde, Paulo Bicalho, mostraram as instalações às autoridades e convidados e falaram sobre o funcionamento e sua importância para a saúde pública em Itabuna, num momento crítico vivido pela maioria dos municípios brasileiros. 

O QG na Avenida do Cinquentenário, próximo ao Jardim do Ó, ocupa um espaço amplo e de fácil localização, o que irá permitir o acesso rápido de pessoas com sintomas das arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus), para o atendimento médico especializado.

Na unidade funcionará a Divisão de Vigilância Epidemiológica, responsável pelo controle das doenças e o acompanhamento estatístico diariamente, além de uma sala de imprensa com dados e gráficos atualizados. 


Também serão feitos exames de ultrassonografia para gestantes em situação de risco, e contará ainda com uma ambulância tipo UTI para encaminhamento hospitalar, para os casos mais graves.  


Pelo menos 120 profissionais de diferentes áreas de saúde estarão à disposição do público 24 horas por dia, durante toda a semana, enquanto permanecer o estado de emergência no município. “Vivemos um momento crítico, está na hora de enfrentar o mosquito de frente e dá um basta nessa situação, com todas as armas que dispomos”, reforçou o secretário, Paulo Bicalho, lembrando que essa é uma luta de todos.


 Ele disse que não basta manter uma unidade como o QG funcionar plenamente, se os focos de larvas do mosquito continuarem existindo. “É preciso mobilização, mas também conscientização e ação diária em casa, no trabalho, nas praças ou em qualquer outro lugar onde o mosquito se reproduz”.


Em Itabuna, ainda segundo ele, a transformação de larva para mosquito adulto tem sido muito mais rápida (em torno de oito a 10 dias) do que em outras regiões que leva uma média de 12 dias. A justificativa é de que o clima tropical da região é propício à proliferação, o que deixa o município ainda mais vulnerável.

Além do QG implantado pela Prefeitura, a Secretaria de Saúde também já programou uma extensa agenda que incluirá caminhadas em todos os bairros da cidade. Uma vez por semana funcionários da Saúde e de outras secretariais municipais como a de Transporte e Trânsito, 

secretaria  de Desenvolvimento Social,



além da FICC, secretaria de governo, defesa civil e guarda civil municipal, visitarão um determinado bairro, visando envolver os moradores no faxinaço contra o mosquito. O cronograma de visita aos bairros será divulgado posteriormente

VEJA TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO










































.  

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito