i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura atende moradores e desobstrui rede de drenagem


Há pelo menos uma semana a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vem executando a limpeza do canal do bairro Fonseca que, além de assoreamento, tinha parte das manilhas da Rua Manoel Pedreira Fonseca completamente entupidas por lixo e entulhos, o que causava invasão de águas pluviais nas casas dos moradores e mau cheiro em períodos de estiagem. Com o trabalho os principais problemas da comunidade serão minimizados.



O chefe de Fiscalização de Obras da Sedur, Fernando Salles, explica que uma escavadeira hidráulica está retirando as manilhas com diâmetro de 1,5 metros que são limpas e relocadas em nível mais baixo para facilitar o escoamento das águas. “Com a redefinição da rede de drenagem a vazão passará para 1,5 mil litros por segundo pelo menos três vezes a atual. Com vazão maior não haverá mais alagamento das casas”, explica, acrescentando que o rebaixamento de nível também vai facilitar o escoamento.

A ação da Prefeitura foi elogiada por dona Maria do Socorro Silva, que há 40 anos mora na Rua Manoel Pedreira Fonseca. “Há muitos anos a rede estava obstruída, o que criava problemas para nosso dia a dia, principalmente em períodos de chuva. A gente sofria com a água invadindo as casas, danificando móveis e utensílios domésticos e criando ambiente próprio para doenças que afetavam mais as crianças”, contou a dona de casa que é avó de 16 netos. “Graças a Deus que a situação agora vai melhorar com a água correndo seu nenhum obstáculo”, festejou.
Mesmo satisfeita com a limpeza e desobstrução de cerca de 300 metros do leito do riacho, que nasce nas proximidades do Maria Pinheiro e corta a parte baixa do Fonseca em direção ao Rio Cachoeira, a dona de casa pediu a implantação de um poste e a colocação de iluminação pública. “Por conta do canal, a gente tinha que arcar com os custos de energia de uma lâmpada na porta de casa que tinha de dormir acessa. Para a gente é muito caro, a conta de luz subiu muito nos últimos dois anos. É sofrimento todos os meses”, ponderou a dona de casa, que ficou feliz ao saber que a Sedur vai atender mais esta reivindicação.
_________________

1 comentários:

Anônimo disse...

o canal do bairro santo antonio tá abondonado. Precisa ser limpo com urgência.

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito