i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Creadh preparado para atender casos de microcefalia


O Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano – Creadh da Secretaria Municipal de Saúde está preparado para atender novos casos de microcefalia em bebês em Itabuna. A unidade já atende pacientes adultos e infantis, sendo que três deles nasceram com a doença após as mães terem sido vítimas do zika vírus, transmitido provavelmente pelo mosquito Aedes aegypti.


Até hoje foram notificados 21 casos de bebês que nasceram com má formação congênita nas maternidades de Itabuna. Um total de 14 dos recém-nascidos é de Itabuna enquanto sete outros são de municípios da região sul do Estado, de acordo com a coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiana Pires.      
 A coordenadora do Creadh, Maria Auxiliadora Costa Silva, informa que o atendimento a pacientes com microcefalia e outras patologias é gratuito e tem sido possível por conta de uma equipe multidisciplinar qualificada. São médicos especializados em reabilitação, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos e enfermeiros, educadores físicos e pessoal de apoio.  
Ela conta que, para ser atendido, o paciente passa por uma avaliação completa feita por um profissional especializado. A depender de cada caso, o paciente recebe toda a assistência necessária para garantir melhor qualidade de vida. O acompanhamento médico assistencial é permanente.
 “Contamos com profissionais dedicados e, mais do que isso, comprometidos com a causa, o que faz com que o trabalho se torne humanizado e os resultados sejam satisfatórios”, destaca Maria Auxiliadora Silva.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, reconhece o trabalho do Creadh quanto à seriedade e comprometimento dos profissionais, o que faz a diferença na vida tanto de pacientes quanto de familiares e cuidadores.  Para ele, muito mais do que consultas e medicamentos rotineiros, os pacientes atendidos na unidade precisam contar com o apoio, orientação e uma responsabilidade ainda maior por se tratar de pessoas na maioria das vezes carentes.
“O atendimento humanizado é uma cobrança permanente do prefeito Cladevane Leite. Acredito que os profissionais da rede pública de saúde no município têm correspondido a essa exigência. Tem sido assim na Atenção Básica, no Hospital de Base e não seria diferente no Creadh”, sublinhou.     

NOVOS EQUIPAMENTOS

 A enfermeira Maria Auxiliadora informou que o Centro de Reabilitação,  que atualmente atende cerca de 100 pacientes, recebeu novos equipamentos que permitirão melhores resultados no tratamento de reabilitação dos pacientes. Entre os equipamentos estão macas ortostáticas, bicicletas ergométricas, esteiras, andadores, bengalas, 148 cadeiras de roda sob medida, bolas de vários tamanhos e ainda um automóveis utilitário.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito