i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Faxinaço contra o Aedes aegypti na Urbis IV e Sinval Palmeira


“Eu cuido de minha casa, mas meu vizinho não. E é lá que se esconde o mosquito que ataca todo mundo no bairro”. Esta foi a principal reclamação da maioria dos moradores dos bairros Urbis IV e Sinval Palmeira, na zona oeste de Itabuna, foram visitados na manhã desta quarta-feira pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. 



A aposentada Norma Vieira, residente no Caminho A, na Urbis IV, disse que oito pessoas de sua casa ainda estão com o vírus da chikungunya. “Por causa disso, tirei até minhas plantas de casa e do quintal”, desabafou.   
Justamente para conscientizar e alertar a população sobre o perigo do mosquito Aedes aegypti, criado a partir de focos em pequenos vasos ou em reservatórios de água cobertos de forma inadequada, que o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, tem mobilizado todos servidores municipais e voluntários para a guerra contra do Aedes aegypti. Entre as ações merece destaque o faxinaço que movimentou, durante todo o mês de março, as mais diversas áreas da cidade.

Foram visitados seis bairros que apresentaram índices alarmantes de infestação predial e notificações de zika vírus, chikungunya e dengue a cada semana pelas equipes. Munidos de saco de lixo, luvas e disposição, os participantes foram em cada casa para orientar as famílias como localizar e acabar com os criadouros, distribuir panfletos ensinando o passo a passo, fazer limpeza e o recolhimento de lixo e entulhos nos quintais, praças e em terrenos baldios. A última faxina da série foi realizada na manhã desta quarta-feira na Urbis IV e Sinval Palmeira.

Embora animado com o resultado satisfatório das atividades de campo, que ajudaram a diminuir as infestações e notificações da tríplice virose, o secretário Paulo Bicalho informou que, à exceção da faxina, que a partir de agora deverá ficar sob a responsabilidade de cada morador, as ações dos agentes de Controle de Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) continuarão normalmente. Também será normal o funcionamento do QG da Dengue que, a partir de abril, atenderá de 7 as 19 horas, inclusive aos domingos, e uso do aplicativo “Xô Aedes”, que serve para receber denúncias de possíveis focos de larvas do mosquito.
O secretário adiantou que as demais atividades só voltarão a ser intensificadas se houver necessidade. “Mas acredito que depois do esforço e do conjunto de ações realizadas simultaneamente em toda a cidade pela Secretaria Municipal de Saúde, em função da epidemia que se abateu sobre o município, a população está mais consciente do seu papel. O principal deles é eliminar criadouros, uma medida simples, porém eficaz para o combate ao mosquito”, afirmou.
Mais uma vez o faxinaço desta quarta-feira nos dois bairros, contou com o apoio da empresa Águia Branca, caminhões da Sedur, além de um minitrio elétrico, carros de som e a cantora Aidimes Aquino, autora do jingle “Sai Zika”. Durante todo o mês a cantora e compositora ajudou a animar as equipes, enquanto recolhiam lixo nas casas e praças e ainda contribuiu para o despertar das famílias com sua mensagem repassada por meio da música. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito