i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Guarda Civil Municipal finaliza curso sobre armas não letais


Nesta terceira e última etapa do curso mais 12 guardas civis municipais foram capacitados para atuar de forma efetiva na segurança da Câmara de Vereadores do município de Itabuna. O treinamento ocorreu na quinta-feira passada, dia 24, ministrado pelo instrutor GCM Silvio Marques.



Segundo o instrutor do curso de Uso Progressivo da Força qualificar o agente de segurança é forma coerente e continuada de capacitação. “Completamos hoje as 60 horas de duração do curso, quando ensinamos aos agentes credenciados a estrutura de segurança pública municipal, estadual e federal, para que possam agir em conformidade com o Estatuto Geral da Guarda Civil, com o Estatuto do Desarmamento e com a Lei Municipal da Guarda Civil”, afirmou.
A secretária municipal de Administração, Mariana Alcântara, acompanhou a capacitação dos agentes e destacou a importância da ampliação desta qualificação. “O objetivo desta preparação é não só instruir os agentes enquanto profissionais, mas também fazer com que cada um se sinta valorizado”, disse.
Segundo afirmou há projeto para aquisição de novas armas, fazendo com que o município tenha melhor qualificação de seu contingente da Guarda Civil Municipal. “Com este reforço educacional poderemos atuar de forma equilibrada e preventiva como, por exemplo, no programa Crack, é Possível Vencer”, destacou Mariana Alcântara.  
Para o coordenador pedagógico do Núcleo Educacional da GCM Valdir Santos o uso de armas não letais é de suma importância, pois, reafirma o papel do agente quanto à preservação da vida. “Ainda neste semestre haverá mais dois cursos: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), voltado para atuação da segurança pública e fiscalização de trânsito para o apoio ao agente de trânsito atuando em parceria com o SETTRAN”, informou.
Atualmente, o município conta com um efetivo de 208 guardas civis municipais, com atuação ostensiva em vias públicas, além de escolas, postos de saúde, Prefeitura e Câmara de Vereadores.
 O Ministério da Justiça disponibilizou as armas não letais para uma eficácia ainda maior do agente.
No curso foi abordado uso destes equipamentos e o uso progressivo da força. “Essas diretrizes são aprovadas pela Portaria Interministerial nº 4.226 que considera reduzir paulatinamente os índices de letalidade resultantes das ações dos agentes de segurança pública”, declarou a secretária de administração, Mariana Alcântara.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito