CAMP. CÂMARA - 2017

CAMP. CÂMARA - 2017

DIVINO FOGÃO DE ITABUNA

Adsense




Itabuna- Secretaria da Saúde executa campanhas de vacinação


 Começa amanhã, dia 30, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2016, antecipando-se ao dia “D”, que acontecerá no próximo dia 16 de abril.  A expectativa do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) é imunizar cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos contra a raiva. Para atingir a meta, equipes volantes visitarão casas e fazendas na zona rural do município.


Na área urbana, a imunização também poderá ser feita a partir desta quarta-feira no Centro de Zoonoses (Rua São José, 122, Bairro do Antique) e na Sala de Vacinas, que funciona na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), centro da cidade. O atendimento será das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, segundo informou o veterinário do CCZ Samir Hage.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, adiantou que providencias já estão sendo adotadas tanto para a mobilização dos profissionais de saúde quanto para a estrutura física, para que todas as unidades de saúde do município estejam prontas para atender a demanda da comunidade, no dia “D”, de combate à raiva animal.
Ele lembra que o município ainda está em campanha de combate às arboviroses, provocadas pelo mosquito Aedes aegypti e se prepara para enfrentar no mês de abril as campanhas de vacinação antirrábica e contra a Gripe Influenza Tipo A (H1N1), programada para os meses de abril e maio.  
No caso da vacina antirrábica, o diretor do CCZ, Waldemar D’Afonseca, explicou que é uma das mais importante medidas de controle da raiva entre cães e gatos. “Esses animais são os principais transmissores do vírus rábico para o homem”, alerta o diretor, lembrando que a raiva não tem cura.
O atendimento e serviços veterinários direcionados aos animais domésticos pelo CCZ são gratuitos, para as pessoas que não têm condições de arcar com vacinas de rotina e tratamentos necessários. Para maiores informações as pessoas interessadas no atendimento de animais domésticos podem agendar pelo telefone (73) 3212-3439.


Vacina contra Influenza (H1N1)

A Secretaria Municipal de Saúde também inicia, a partir de abril, a Campanha Nacional Contra a Gripe Influenza, uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e à morte, segundo o secretário Paulo Bicalho.
Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza A terá início no mês de abril, com data do Dia D ainda a ser confirmada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito