i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Doação de medula óssea na Bahia supera meta nacional


Há três meses, o empresário Bruno Ribeiro passou por uma experiência que mudou a sua vida e a de alguém que não conhece: ele doou medula óssea. Bruno faz parte dos milhares de baianos cadastrados na Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), que no ano passado recebeu 27 mil novos voluntários. 


O número, 30% maior em relação ao de 2014, superou a meta nacional para os estados brasileiros, de 20 mil novos doadores. 

Nos três primeiros meses de 2016, mais de cinco mil baianos se integraram à rede de doadores. Como a possibilidade de compatibilidade é de uma em cada grupo de 100 mil pessoas, quanto maior o banco de doadores, maior a chance de se encontrar pacientes que necessitam de nova medula e de realização do transplante.

Sensação gratificante


No caso de Bruno, o período entre o cadastro, em 2011, e o chamado para conferir a compatibilidade com o receptor foi de quase cinco anos. No tempo de espera, todos os voluntários integram o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que localiza possíveis receptores em todo o País. Após alguns meses de exames e espera, ele fez a doação.

“Todo esse processo vale a pena. É muito gratificante e tudo começou de uma maneira tão simples, com o cadastro. Penso que todas as pessoas deveriam procurar a Hemoba para fazer isso, deixar um pouco o medo de lado e se informar mais. São só 5 mL de sangue, e não dói muito”, ressalta Bruno. 

De acordo com ele, “a experiência vai ficar marcada na minha vida para sempre. Doar em vida é incrível. A oportunidade de ter essa sensação é muito gratificante. Doei sem saber quem era o receptor, e eu espero que a pessoa que recebeu [a medula] também passe esse gesto adiante, de ajudar alguém sem olhar a quem”.

Cadastramento

Para se cadastrar é bem simples. O voluntário precisa ter idade entre 18 e 55 anos e comparecer à sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, ou aos postos móveis de coleta. Na fundação é preenchida uma ficha com os dados pessoais e retirada uma amostra de 5 a 10 mL de sangue.

Este ano, na Bahia, já foram convocados 36 voluntários para verificar a compatibilidade com pacientes que tenham linfoma e leucemia. Para essas pessoas, não só o cadastro é importante, mas também a doação de sangue, como explica a diretora de Hemoterapia da Fundação Hemoba, Iraildes Santana. 

“Esses receptores, durante o tratamento para receber o transplante, necessitam de acompanhamento hospitalar e de transfusão de sangue. Por isso eu deixo o meu convite, aos que desejam [doar] e aos que já são doadores de medula óssea, para se tornarem também doadores de sangue porque essa é mais uma forma de ajudar a quem precisa de transplante”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito