i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Clube do Poeta elege nova diretoria

O Clube do Poeta Sul da Bahia surgiu em 02 de Janeiro de 1989, sob a iniciativa do jornalista e poeta, Joselito dos Reis, que viu a necessidade de absorver a poesia aos jovens da época, com o intuito de incentivar e difundir o conceito da literatura, ao grande celeiro de poetas da região. 


Sua ideia surgiu pelo motivo de já editar uma pagina literário, no extinto Diário de Itabuna, o que lhe credenciou a desenvolver o projeto. O jornal encerrou suas atividades, lançando sua ultima edição, em 11 de Janeiro de 1995. Para isso, na fundação da entidade, após varias reuniões e debates, com o auxilio dos seus colegas poetas, na ante-sala de redação do grande jornal - entre eles - Telmo Padilha, Milton Rosário, Edvaldo Oliveira, Raimundo Osório Couto Galvão, Ederivaldo Benedito, Carlos Santal, Alfa Santos, Ricardino Batista, Jorge Harley, Adilson Cezimbra, Diogo Caldas, Gil Nunesmaia, Clelindinalva (Lili) Santos, Luiz Cláudio, Miriam Guimarães, Mark Wilson, Jorge Eduardo, Geise Aguiar, Humberto Barreto de Jesus, Enock Alves, Terezinha Leite, Marcelo Barreto, Eduardo Anunciação,  Juarez Vicente Silva de Carvalho, Aldo Bastos, Ariston Caldas, Genny Xavier, Julia Xavier, Nadia Pires Muniz, Lucirlei Alexandre, Wochington Queiroz Pinto, Walmir do Carmo, Arnaldo dos Santos, Sergio Teixeira, Cláudio da Luz, Serafim Reis, Paulo Cardozo, Sergio Sepúlveda, Nilson Andrade, Ariston Caldas, Valter Maron, Diomedes Dantas, Valdenor Ferreira, Dinabel Sirne Vilas Boas, Ariston Caldas, Sergio Ramos, Antonio Pinheiro, Dimas Braga, Evaldo Batista, Divaldo Melo e Odilon Pinto, eis que, assim, surge o Clube do Poeta Sul da Bahia, formando a sua primeira diretoria-executiva e, tendo como seu primeiro presidente, o poeta, professor e jornalista, Juarez Vicente, contando ao seu lado, Joselito dos Reis, Wochington Pinto, Cláudio da Luz, Nadia Pires Muniz, Divaldo Melo, Walmir do Carmo, Sergio Ramos, Sonia Amorim, Antonio Baracho, Lucirley Alexandre, Julia Xavier, Evaldo Batista, Paulo Cardozo, Aldo Bastos, Jose Carlos, Kleber Torres, Dimas Braga, Aldaci Reis e outros, conforme a feitura da primeira ata de posse desta entidade. Vale lembrar que o poeta, Juarez Vicente dirigiu a entidade por duas gestões consecutivas 1991 a 1993 e de 1993 a 1994. Sendo eleito em seguida, o poeta e ator, Aldo Bastos que também dirigiu a entidade, por dois mandatos, ate 1998.    
A entidade, sem fins lucrativos, funciona no sistema cooperativo. Hoje, com 25 anos de existência, foi reconhecida como de Utilidade Publica Municipal, através de Lei Municipal, criada pela Câmara Municipal de Itabuna, através de um Projeto do então vereador Roberto de Souza, mas, ainda, ignorada pela FICC.  O Clube já lançou varias edições, de Antologias Poéticas, e, também, incentivando muitos poetas a lançarem seus livros. Assim como? Zélia Possidônio, Gloria Brandão, Jailton Alves, Donaciano Macedo Costa, Rogério Medrado, Sheney Pereira, Divaldo Melo e outros. Alem de levar a importância da poesia as escolas de Itabuna e região. A entidade pretende dentro dos próximos dias, lançar o seu grande trabalho literário ~A Antologia Centenário~, mostrando a poesia desse século, com trabalhos poéticos de poetas renomados e atuais das terras grapiúnas. Já era para ser lançado, mas devido às dificuldades financeiras, não foi possível, apesar do grande empenho do poeta Adeildo Marques, que e o grande projeto desse Clube do Poeta do Sul da Bahia, após incentivar a promover a editoração de livros do gênero, e levar o incentivo da poesia às escolas, através dos recitais de poesias e teatro (às vezes), o que proporciona uma grande admiração para as crianças e aos adolescentes, através do grupo de recital, desta entidade e, que, ainda tem sua sede provisória no Centro de Cultura Adonias Filho. Hoje com cerca de 300 sócios espera que logo, tenha seus projetos construídos, para o bem da nossa cultura e do nosso resgate histórico, contando com a sensibilidade de nossas autoridades publicas e privadas. ~Um povo que não sabe conservar a sua tradição e sua historia, e um povo sem alma e sem cultura~.    Por isso, desejamos muito sucesso ao presidente Adeildo Marques Santos e a sua nova diretoria, que foi empossada, no ultimo dia 27, de Abril de 2016.


Abrindo a solenidade com o Hino Nacional, e com uma grande homenagem feita ao poeta e jornalista, Joselito dos Reis, idealizador e fundador do Clube do Poeta Sul da Bahia, pelo jornalista  Paulo Lima, em reconhecimento e sua luta em defesa da poesia, ontem (27), a noite, na sede da USEMI (União dos Servidores Públicos Municipais), quando o poeta foi aplaudido de pé pelos presentes, a entidade empossou a sua nova diretoria executiva, triênio 2016//18, sob a presidência do poeta Adeildo Marques Santos e vice, a escritora Gloria Brandão.Também foram empossados os 15 titulares do Conselho Deliberativo e Fiscal, tendo como presidente o poeta e jornalista, Joselito dos Reis Santos, que conta na sua vice, a poetisa, Paulo Lima e na Secretario Walmir do Carmo.


Especial – por Joselito dos Reis -

Numa noite concorrida, com uma platéia seleta por escritores, poetas, políticos, magistrados, empresários, escritores e vereador. Entre os políticos, os pré-candidatos a prefeito de Itabuna: Fernando Gomes (DEM), Dr. Mangabeira (PDT), Fernando Vita (PMDB), Carlos Lee (PSB), Alfredo Melo(PV), Zem Costa(PSOL), além do vereador César Brandão(PPS), que integrou a Mesa, representando a Câmara. Ele que foi o autor dos projetos das Comendas: “Firmino Alves” (Executivo), na época sancionada pelo então prefeito Fernando Gomes e a “Otaciana Pinto” (Legislativo).

Após o cerimonial de posse sob o comando de Zélia Possidônio e Paulo Lima, o novo presidente recitando o poema: “O olhar”, do poeta Rogério Medrado. Muito aplaudido, expôs sobre seus novos projetos para a entidade. Para isso já convocando à atenção do futuro prefeito, dos pré-candidatos que estavam presentes. Em seguida a solenidade foi encerrada com um grande recital de poesia dos poetas sócios do Clube: Joselito dos Reis, Dimas Braga, Antonio Baracho, Gloria Brandão, Eglê Machado, Antônio Pinheiro, Conceição, Donaciano Macedo, Aldo Bastos, Zélia Possidônio,  Antônio Oliveira, contracenando com Clovisnaldo Argolo. O evento foi encerrado com um grande coquetel, tendo no comando o eficiente, Elias Garçom, um grande cidadão de Itabuna, auxiliado pelo colega Luis Garçom. Todos estão de parabéns. E viva a poesia; acalenta a alma, sob a divindade do espírito de luz do Senhor!  


O presidente Adeildo Marques, aproveitou a oportunidade para fazer  um agradecimento, todo especial, as pessoas que contribuíram para o sucesso do evento. Entre Elas, Maria Alice, Paulo Lima, Eusdete Santos, Silvia e Donaciano, Sua filha Sandra Marques (Coaraci) e Elias Garçom. 

 Diretoria Executiva
Adeildo Marques Santos, presidente; Gloria Brandão, vice-presidente; Eglê Machado, 1ª Secretária; Zélia Possidônio, 2ª Secretária;,; Maria das Graças Saturnino dos Santos, 1º Diretor Financeiro, Valter Morais de Oliveira, 2º Diretor Financeiro; Donanciano Macedo Costa, Diretor Social e de Eventos; Waldir Catarino Menezes, Diretor de Design, e Comunicação; Sônia Amorim, Diretora de Imprensa;  Jailton Alves, Diretor de Relações Públicas e Diretor Técnico, Rogério Medrado. Assessoria Jurídica, Advogados: Cosme Reis, Andirlei Nascimento e  Jesuíno de Souza Oliveira.   

NOVO CONSELHO
Novo Conselho Deliberativo e Fiscal do Clube do Poeta Sul da Bahia para o triênio 2016-2018, ficou assim constituída: Joselito dos Reis Santos, Presidente; Antonio Paulo de Oliveira Lima, Vice-presidente; Walmir do Carmo, Secretario; Romilton Teles dos Santos; Antônio Oliveira; Aldo Bastos; Antônio Kleber Torres de Morais; Antonio Jose de Souza Baracho; Jeffet Ornelas (Titulares). Cláudio da Luz, Paulo Cardozo; Jose Carlos Peixoto; Sherney Pereira e Humberto Barreto - (Suplentes).

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito