i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Temer avalia negociar presidência da Câmara com PSDB

Deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) é cotado para assumir o comando da Câmara em um eventual governo Temer(Gustavo Lima/Agência Câmara/VEJA)



Além da oferta de ministérios, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) avalia negociar com o PSDB o comando da Câmara dos Deputados, a fim de garantir o apoio dos tucanos a seu eventual governo.
 A ideia agrada a lideranças de partidos que defendem um maior equilíbrio de forças entre as siglas no Congresso. Essas lideranças não querem que o PMDB ocupe ao mesmo tempo com as presidências da República, do Senado e da Câmara.
Atualmente, os peemedebistas detêm as maiores bancadas nas duas Casas do Congresso. Por isso, desde fevereiro de 2015, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) preside a Câmara e Renan Calheiros (PMDB-AL), o Senado. Os chamados partidos do "centrão" - liderados por PSD, PP e PR - avaliam "que é muito espaço para um partido só", por isso defendem que o PMDB ceda para um deputado de outra sigla um desses postos importantes.
Assim como o PSDB, a ideia do "centrão" é também emplacar um dos seus. Nesse caso, os primeiros da lista são os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO). Os dois ocuparam, respectivamente, a presidência e a relatoria da comissão especial do impeachment. Ambos agradam a Eduardo Cunha, que gostaria de contar com um aliado como sucessor no comando da Casa quando terminar seu mandato.
Pelo PSDB, o nome que surgiu como opção inicial é o de Jutahy Júnior (BA), que já foi líder de bancada e está no seu décimo mandato na Casa. O parlamentar tem forte ligação política com o senador José Serra (SP), tucano que priva da confiança de Michel Temer. "Ninguém falou nada comigo", disse Jutahy. Ele é a favor do ingresso de Serra no Ministério. "Defendo isso 100%", completou.
Eduardo Cunha foi eleito em fevereiro de 2015 e o seu mandato à frente da Casa se encerra no início do próximo ano. Além disso, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido da Procuradoria-Geral da República para afastá-lo cautelarmente devido às investigações que pesam contra ele na Lava Jato. Corre também contra o peemedebista uma ação no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar por ter mentido à CPI da Petrobras sobre a existência de contas no exterior. Réu em um processo no STF, Cunha é acusado de ter recebido 5 milhões de reais em propina no petrolão. Ele nega todas as acusações.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito