i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Paulão no Revezamento da Tocha em Itabuna

Paulão iniciou sua vida esportiva, aos 14 anos de idade, no Colégio da Divina Providência, praticando ginástica coletiva com o aparelho halteres e handebol, sob a orientação do professor de Educação Física Renan Magalhães. Participou pela primeira vez de uma competição esportiva em 1971, conquistando o vice-campeonato de ginástica. No ano seguinte, ao se transferir para o Colégio Estadual de Itabuna, iniciou uma trajetória vencedora, praticando várias modalidades esportivas: atletismo, basquete, futsal, voley e handebol, que elegeu como sua preferida.

Paulão foi logo escolhido como monitor, pela professora Helenita Carvalho, que confiou nele para colaborar nos treinamentos da equipe feminina. Daí para se tornar professor de Educação Física, foi questão de tempo. Antes mesmo de concluir o terceiro ano do curso técnico de Contabilidade, já assumia os treinamentos das meninas.

Ingressou no curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em busca da formação universitária e continuou participando de inúmeros cursos de treinamentos promovidos pelo Governo do Estado da Bahia. Anos depois entrou nas Faculdades de Educação Física Montenegro, onde passou a fazer parte do quadro de professores, após concluir o curso. Nesta época, também ensinava nos Colégio Estadual de Itabuna e no IMEAM.

Inquieto, abriu os horizontes para atuar em outras áreas, dividindo o tempo como repórter esportivo de rádio AM (Difusora, Clube e Jornal), árbitro de futsal da Federação Baiana, docência em cursos de handebol e futsal, dedicando-se também a promover cursos e congressos, entre eles Bahia Fitness realizado em Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.


Na passagem pela Secretaria de Esporte do Município de Itabuna, deixou sua marca na organização e realização do Campeonato Interbairros, considerado o maior evento do gênero na Bahia. Participou também da formatação de outros eventos, como o Projeto Bom de Bola, Melhor na Escola, Taça Cidade de Itabuna de Futsal e foi um dos responsáveis pela vinda dos Jogos Abertos do Interior para o município.

Paulão presidiu a APEF – Associação dos Profissionais de Educação Física de Itabuna e Região durante 10 anos, quando transformou os Jogos Estudantis de Itabuna em um grande evento, com aumento substancial dos colégios participantes, além de introduzir a modalidade futsal que até então não constava na grade dos jogos.

Durante 45 anos dedicados ao Esporte e o desenvolvimento da Educação Física de Itabuna e do Estado da Bahia, participou ativamente na criação do Conselho Federal de Educação Física e da instalação do Conselho Regional de Educação Física na Bahia, onde atuou como conselheiro por duas gestões.

Ao ser indicado para conduzir a Tocha Olímpica, que passará por Itabuna, no próximo dia 21 de maio, Paulão diz que se trata da maior honraria que já recebeu em toda sua vida e vê como um reconhecimento ao seu trabalho dedicado aos seus inúmeros alunos e atletas.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito