i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Polícia japonesa supera expectativas em visita às bases da Bahia


Polo nacional de disseminação do policiamento comunitário, a Bahia se despede dos policiais japoneses que, por cerca de um mês, realizaram visitas às Bases Comunitárias de Segurança (BCS). Um encontro realizado na manhã desta sexta-feira (29), no Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), no Quartel dos Aflitos, em Salvador, encerrou a etapa de troca de experiências na área de segurança pública entre os dois países.


Resultado de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica), a vinda da comitiva japonesa foi realizada com o intuito de os japoneses acompanharem e avaliarem o método Koban, criado naquele país e executado pela PMBA por meio das BCS. 
“Foi uma experiência pioneira no Brasil, essa total imersão da Policia Nacional do Japão convivendo numa base de policiamento comunitário com a ideia de transformar, a longo prazo, numa base modelo que seja multiplicadora da doutrina Koban”, explica o representante da Senasp, Luciano Ribeiro. 


Na opinião do superintendente de prevenção à violência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), Admar Fontes, a presença da comitiva japonesa no estado amplia a responsabilidade e credencia a execução do programa Pacto pela Vida. “Eles ficaram dois dias na Base de Vitória da Conquista, dois dias na de Feira de Santana e duas semanas no Bairro da Paz. Eles fizeram muitos elogios. Isso nos deixa muito contentes e deixa a Polícia Militar em evidência. Chancela o trabalho vitorioso, que é o trabalho de polícia comunitária na Bahia”, afirma o superintendente. 

Trabalho em prol da comunidade 

Durante as visitas, o especialista da polícia japonesa Koichi Maruyama e o inspetor-chefe de polícia na cidade de Osaka, Katsushige Higashi, conheceram bases da capital, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Para o inspetor, o policiamento comunitário desenvolvido na Bahia superou as expectativas, com destaque para o Bairro da Paz, onde ele observou a boa relação entre a BCS e a comunidade. “Vi muitas cenas de policiais trabalhando realmente em prol da comunidade. Soube que a base do Bairro da Paz está lá há quase quatro anos. Senti bastante vigor, vitalidade [da atuação de policiamento comunitário] na região”, diz Higashi. 

O comandante da BCS Bairro Bairro da Paz, capitão PM Henrique Alves, ressalta que “foram 15 dias em que os policiais japoneses puderam acompanhar toda a nossa rotina, desde visitas, projetos sociais, rondas, pontos de abordagem e reuniões com a comunidade”. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito