i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Vereadores Vão ver de perto o andamento das obras da barragem

do rio Colônia em Itapé
Preocupados com a situação da crise hídrica vivenciada pelos moradores da região e honrando o papel de fiscalizadores e de representantes da população, um grupo de vereadores de Itabuna fizeram uma visita técnica, proposta pelo edil Júnior Brandão, (entre eles estavam os vereadores Ronaldão e Antonio Cavalcante) no canteiro de obras de construção da Barragem do Rio Colônia, na manhã desta terça-feira, 10, no município de Itapé.
VEJA OS VÍDEOS


1º Vídeo

Ronaldão


2º Vídeo

Cavalcante




Na vistoria, os parlamentares que integraram a comissão puderam constatar o andamento das obras para que, posteriormente, possam cobrar com melhor respaldo a execução do cronograma estabelecido.



De acordo com o analista de Saneamento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), José Cristino Neto, o percentual de execução da barragem hoje é da ordem de 5%, com relação à parte física. 


Ainda conforme o analista, a obra, que está sendo realizada pela Embasa, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e empreendida por três empresas de engenharia que formam o Consórcio Rio Colônia, está seguindo regularmente o cronograma planejado, conta com um clima bastante favorável e, se não surgirem imprevistos de ordem financeira, certamente estará concluída em novembro de 2017, prazo previsto pelo Governo do Estado.

A construção da barragem iniciou no mês de março com explosões de relevos rochosos. Atualmente, 62 operários, sendo 99% da região, trabalham no local. “Estamos concluindo as ações de terraplanagem de um desvio provisório da rodovia BA-120”, disse Cristino. 

Essa mudança é necessária já que o lago formado com o represamento do rio vai atingir um trecho da rodovia. O desvio permanente contará com cerca de 30 quilômetros do trecho que liga os municípios de Itapé e Itajú do Colônia.

Cobranças - Após essa visita técnica, os parlamentares afirmam que continuarão no processo de cobrança e sensibilização do Poder Público para a necessidade do cumprimento do cronograma previsto para a conclusão do barramento, já que o suporte financeiro depende das esferas Estadual e Federal. Durante a visita, o analista da Embasa foi categórico ao afirmar, em vários momentos, que o ritmo da obra é impactado diretamente pela falta ou aporte de recursos.


Comissão - Fizeram parte da Comissão os vereadores: 
Ronaldão, Antônio Cavalcante, Júnior Brandão, Valter Socorrinho e mais 3 edis.
A Barragem do Rio Colônia alagará uma área de mais de 1.321 hectares, terá 21,40 metros de altura e capacidade para acumular um volume de aproximadamente 62.670.000 metros cúbicos de água. Quando estiver concluída, vai garantir água para cerca de 350 mil habitantes da região.
Segundo os cálculos dos engenheiros. 

MAIS FOTOS













0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito