CAMP. CÂMARA - 2017

CAMP. CÂMARA - 2017

DIVINO FOGÃO DE ITABUNA

Adsense




Defesa Civil de Itabuna vai manter abastecimento de água com carros pipa

        

O abastecimento d’água da população de Itabuna com carros pipa em 176 reservatórios estratégicos está garantido por mais 30 dias pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) com um novo aporte de recursos no valor de R$ 1,5 milhão. Desde o mesmo passado que 50 carros pipa transportam água tratada de fontes da Embasa em outros municípios regionais para o município de Itabuna que enfrenta crise hídrica severa.


            A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil tranquiliza as comunidades abastecidas pelos reservatórios observando que, mesmo com a coloração mais escura, a água distribuída pelos carros pipa de domingo a domingo é tratada pela Embasa o que garante o consumo direto sem restrições. “Não há problema algum com a água, as pessoas podem captar nos tanques e consumir”, diz o coordenador Roberto Avelino.
            Desde dezembro do ano passado, o município tem sofrido com a estiagem prolongada e, apesar de ter ocorrido uma melhora significativa em relação ao índice de cloretos que se reduziu. “Mas a água distribuída pela Emasa através dos seus sistemas ainda não se encontra satisfatória para o consumo humano não devendo ser ingerida. Mas, a Prefeitura de Itabuna se mantém trabalhando e alerta para que o sistema de abastecimento retome sua capacidade e passe a oferecer água de qualidade”, explicou o coordenador da Defesa Civil.
            Mesmo com a chegada das chuvas ao Sul da Bahia a menos de 45 dias, depois de mais de 10 meses de seca que teve como consequência principal na diminuição e até no corte do fluxo de água nos rios da região, ainda não houve a recuperação plena dos mananciais. “Estamos orientando as comunidades para que cooperem limpando os reservatórios instalados pela Prefeitura e Emasa com o apoio do Governo do Estado a cada 15 dias. Dessa forma a água com que abastecemos manterá a mesma coloração da fonte de onde foi captada”, afirmou Roberto Avelino.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito