i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Defesa Civil de Itabuna vai manter abastecimento de água com carros pipa

        

O abastecimento d’água da população de Itabuna com carros pipa em 176 reservatórios estratégicos está garantido por mais 30 dias pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) com um novo aporte de recursos no valor de R$ 1,5 milhão. Desde o mesmo passado que 50 carros pipa transportam água tratada de fontes da Embasa em outros municípios regionais para o município de Itabuna que enfrenta crise hídrica severa.


            A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil tranquiliza as comunidades abastecidas pelos reservatórios observando que, mesmo com a coloração mais escura, a água distribuída pelos carros pipa de domingo a domingo é tratada pela Embasa o que garante o consumo direto sem restrições. “Não há problema algum com a água, as pessoas podem captar nos tanques e consumir”, diz o coordenador Roberto Avelino.
            Desde dezembro do ano passado, o município tem sofrido com a estiagem prolongada e, apesar de ter ocorrido uma melhora significativa em relação ao índice de cloretos que se reduziu. “Mas a água distribuída pela Emasa através dos seus sistemas ainda não se encontra satisfatória para o consumo humano não devendo ser ingerida. Mas, a Prefeitura de Itabuna se mantém trabalhando e alerta para que o sistema de abastecimento retome sua capacidade e passe a oferecer água de qualidade”, explicou o coordenador da Defesa Civil.
            Mesmo com a chegada das chuvas ao Sul da Bahia a menos de 45 dias, depois de mais de 10 meses de seca que teve como consequência principal na diminuição e até no corte do fluxo de água nos rios da região, ainda não houve a recuperação plena dos mananciais. “Estamos orientando as comunidades para que cooperem limpando os reservatórios instalados pela Prefeitura e Emasa com o apoio do Governo do Estado a cada 15 dias. Dessa forma a água com que abastecemos manterá a mesma coloração da fonte de onde foi captada”, afirmou Roberto Avelino.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito