i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabunenses revelam o voto. Mas o Prefeito segue indefinido


Passada a eleição municipal, ouvi pessoas revelando pra quem e porque votaram em nomes conhecidos e outros novos da política em nossa cidade. Apesar da alta abstenção, o Itabunense foi as urnas.
Ainda que as eleições de fato tenham passado, as campanhas continuam para os candidatos que se enfrentam agora na Justiça.
Deixando de lado todo esse caos, é possível analisar a partir de comentários colhidos por mim nas ruas, falhas e acertos, nas campanhas daqueles que se apresentaram para ser o prefeito de Itabuna.

De fato, se sabia que Fernando Gomes teria muitos votos, mas o que pegou todos de surpresa é a atual situação, onde não se tem confiança de que ele terá acesso ao mandato. Fato novo na política.

Alguns dizem que Fernando estaria consciente de sua situação, mas por honra ao nome, decidiu arcar com as implicações, dando passo para colocar sua esposa na possível próxima eleição.
Por outro lado, porque não brigar na justiça? Já que tem o apoio do Ministro Geddel. 

Os que votaram em Mangabeira, é claro, estão confiantes na vitória e indignados com a alta votação de Fernando. Afirmam unanimes, de que "Manga" era a melhor opção.
O primeiro argumento, é de que ele não fez coligação com ninguém pois não é político.

( Mas segundo opinião de Chaparraus, a votação de Mangabeira, se deu pelo voto da revolta, PTistas que não votariam mais em Geraldo, migraram pra lá e os PCdbistas que não votariam em Davidson, votaram também em mangaba e o resto,....bem o resto são votos de Mangabeira!)
O discurso apolítico causou um outro fenômeno em São Paulo, João Dória venceu de primeira na cidade que tem histórico de Segundo Turno.
Ora, de fato "Manga" não fez coligação, mas tem em seu QG Político o feedback do Dep. Félix Mendonça Jr. Fato que foi levantado no debate televisivo de maior audiência, o da TV Santa Cruz.

Da mesma maneira que vi gente falando que Davidson era o mais preparado e com mais chances de trazer dinamismo para Itabuna, ouvi o quanto acham ele distante da população. A pessoas reconhecem a capacidade dele, mas ainda precisam senti-lo como membro da família. 

As pessoas ainda não sabem dizer até onde a união de Roberto José e Azevedo foi positiva. É claro que a boa votação, menor que a do tucano, deve-se muito a coordenação política e ao carisma do candidato.

Talvez a derrota e o desgaste que o PT vem sofrendo não tenham sidos justos com Geraldo, que se esforçou na campanha para mostrar o que fez e que ainda tinha poder de articulação.
Foi lembrado por muitos como carismático e astuto na politica.

O tucano Augusto, popular e favorito entre as pessoas que conversei, não conseguiu mostrar isso nas urnas. Ficou em segundo? lugar no TSE e em terceiro na votação geral.

Comentário geral: Zé Roberto realmente atraiu a atenção dos itabunenses com sua metralhadora.

Texto de:
Andreyver Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito