i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Paulo Bicalho na audiência sobre Consórcio de Saúde em Itabuna

O secretario municipal de Saúde, Paulo Bicalho, participou de audiência pública na Câmara de Vereadores de Itabuna, na tarde de terça-feira, dia 25, que debateu o anteprojeto de lei enviado pelo prefeito Claudevane Leite em que pede autorização legislativa para assinatura de protocolo de intenção para a implantação de Consórcio Público de Saúde no município.  A justificativa ao anteprojeto foi apresentada pelo relator, o vereador Júnior Brandão que fez uma explanação sobre o Consórcio e suas finalidades. 
VEJA O VÍDEO


Paulo Bicalho



Disse o vereador que o Consórcio permitirá aos municípios envolvidos saber, de forma objetiva, o que estão contratando em serviços médicos e hospitalares para atender a população. “O investimento será sempre proporcional ao tamanho do município. Além disso, a dinâmica entre o pedido do médico e a marcação de exames na será feita sem intermediários, respeitando somente a urgência de cada caso”, justificou. 

A idéia da e implantação de consórcios municipais de saúde é sugerida pelo Governo da Bahia que pretende fornecer à população um serviço de média e alta complexidade com o custo rateado entre os municípios que participam desse serviço. Segundo a proposta, os valores rateados seriam de 60% pelos municípios e a contrapartida de 40% pelo estado.

O secretário de Saúde, Paulo Bicalho, disse que se sente muito à vontade para falar da saúde pública em Itabuna, já que foi secretário municipal de Saúde em duas oportunidades. Lembrou que, quando assumiu a pasta em 2003, foi um momento importante, quando deu inicio ao processo de municipalização da saúde, “uma ação que funcionou bem até o momento em que Itabuna perdeu o comando da gestão plena, em outubro de 2008, já em outra administração”. 
Com relação ao Consórcio público de saúde,  Paulo Bicalho disse que é uma questão importante, mas que antes de se pensar em sua implantação a proposta deverá ser discutida amplamente pelo Legislativo, por instituições como o Conselho Municipal de Saúde e  com a participação da comunidade.


O relator Junior Brandão por sua vez, concordou, ao adiantar que o assunto será tema de outras audiências públicas a serem realizadas em datas a serem divulgadas posteriormente. Participaram da audiência os vereadores Gleby Andrade, que presidiu a sessão, Nadson Monteiro, Jairo Araújo e Ronaldo Geraldo,  Pastor Francisco, o coordenador da AMURC, Luciano Veiga, representantes dos conselhos estadual e municipal de Saúde e demais convidados.

  











0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito