Adsense

DIVINO FOGÃO ITABUNA

DIVINO FOGÃO ITABUNA



Aldenes Meira ministra palestra sobre assentamentos rurais para universitários


A dinâmica, as limitações, as lutas, as vivências e a pedagogia nos assentamentos rurais foram temas de destaque durante a palestra ministrada pelo vereador e presidente da Câmara, Aldenes Meira, nessa segunda-feira, 21, na União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). A apresentação foi feita para estudantes do 7° semestre do curso de Pedagogia.


O vereador, que também integra a Coordenação Nacional do Movimento de Luta pela Terra (MLT), relatou a história de luta no sul da Bahia e a formação dos primeiros assentamentos na região, sobretudo, após o colapso da riqueza das grandes fazendas, no fim década de 80, quando a vassoura de bruxa devastou a lavoura cacaueira.
O parlamentar também avaliou a necessidade da reestruturação fundiária no Brasil e enfatizou: “Nunca tivemos uma reforma agrária de fato”. Para Aldenes, esse processo é bem mais amplo do que a mera distribuição de terra, pois envolve mudanças sociais, políticas, técnicas e econômicas. “O homem do campo precisa de políticas de regularização fundiária e de assistência técnica, crédito efetivo, tecnologia, escoamento da produção bem como políticas de educação, saúde e geração de renda que garantam sua inclusão social e o exercício da cidadania”, certificou.
Com relação às práticas pedagógicas nos assentamentos rurais, Aldenes destacou a necessidade de métodos que despertem o interesse dos alunos e que estejam em consonância com a realidade da comunidade e da região em que vivem.
Outras informações no site: www.aldenesmeira.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito