i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Bahia- Embrapa cria a espécie “Abacaxi Imperial”

O secretário Josias Gomes (Serin) recebeu em audiência Alberto Duarte Vilarinhos – chefe geral – e o pesquisador da área de transferência de tecnologia, Joselito da Silva Motta, ambos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo federal.

Eles trabalham na unidade Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada no município de Cruz das Almas, e vieram informar sobre o sucesso da pesquisa que criou o “Abacaxi Imperial”, estudo possível graças a destinação de emenda parlamentar do deputado federal Josias Gomes, no valor de R$ 200 mil.
“Essa emenda possibilitou a implementação de 12 unidades na Bahia dessa variedade, que tem excelente paladar e é resistente à fusariose ou “fusarium”, doença causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. vasinfectum, que ocorre no Nordeste brasileiro desde 1935, e é a principal doença que afeta o abacaxizeiro”, informa o pesquisador Joselito Motta.
Segundo ele, o abacaxi Imperial é superior à tradicional variedade “Pérola”. “Nossas unidades produtivas se localizam no Sul do Estado e no Recôncavo baiano, instaladas em áreas de pequenos agricultores familiares integrantes de associações e cooperativas de produção”, destaca Motta.
“Foi muito boa essa visita porque agendamos para dezembro uma visita de Josias Gomes à Embrapa Cruz das Almas para conhecer as tecnologias que temos à disposição dos produtores de abacaxi do Estado da Bahia”, diz Alberto Vilarinhos.
E prossegue: “Lá, vamos desenhar o encontro que acontecerá em 2017, envolvendo a Serin, SDR e Seagri, além de deputados estaduais e federais, e prefeitos da região para podermos difundir essas novas tecnologias e traçarmos as estratégias para que elas cheguem aos produtores, trazendo benefícios para toda sociedade”, completa o chefe da Embrapa Cruz das Almas.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito