i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna comemora a Semana Global do Empreendedorismo


Começa nesta terça-feira, dia 22, um ciclo de palestras gratuitas sobre Empreendedorismo, promovido pelo SEBRAE em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna. O evento que acontece de 22 a 25, no auditório do Ponto de Atendimento do SEBRAE, na Rua Paulino Vieira, 175, centro, 


integra a Semana Global do Empreendedorismo, um movimento que busca fortalecer a cultura empreendedora no Brasil.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, nos dias 22 e 23 as oficinas serão sobre “Plano de Negócio para Começar Bem” e acontecem das 19 às 22 horas. No dia 23, a oficina será à tarde, das 14 às 16 horas, sobre “Higiene e Manipulação de Alimentos”. “SEI Controlar o Meu Dinheiro” é o tema da oficina do dia 24, das 18 às 22 horas e, no dia 25, data do encerramento, a oficina será sobre “Modelagem de Negócio” e ocorrerá das 14 às 18 horas.
As inscrições ainda podem ser feitas eletronicamente no site do SEBRAE no endereço: http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br

PREMIAÇÃO

A relação do município de Itabuna com o empreendedorismo passou a ser marcante e mais efetiva nos últimos quatro anos. Como resultado deste trabalho, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, foi eleito pelo SEBRAE o “Prefeito Empreendedor do Brasil”, na categoria “Empreendedorismo Itinerante”.
Um dos primeiros municípios da Bahia a incrementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Itabuna tem obtido importantes avanços no apoio e estímulo ao empreendedorismo. Logo no início da atual administração, além de criar a “Sala do Empreendedor”, que a partir deste ano passou a funcionar anexa ao SINE Bahia, o município nomeou seu agente de desenvolvimento e criou um Comitê Gestor formado por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde são debatidas políticas públicas para o fomento ao pequeno negócio local.
“A proposta do ‘case’ que credenciou Itabuna a disputar a final estadual partiu do próprio prefeito Vane”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins. Além de manter o espaço fixo da “Sala do Empreendedor”, Vane determinou que técnicos da secretaria passassem a realizar visitas aos bairros com intensa movimentação comercial, mas com a maior parte dos empreendedores ainda vivendo na informalidade. “Nestes locais passamos a oferecer apoio técnico itinerante para prestar esclarecimentos e a estimular a formalização”, revela José Humberto.
O resultado foi surpreendente. Quando Vane assumiu a Prefeitura de Itabuna, o município tinha apenas 999 microempreendedores individuais registrados.  Em 2013, no primeiro ano do mandato, subiu para 3.555. No ano seguinte, saltou para 5.101 MEIs e, em 2015, atingiu o patamar de 6.728 formalizações, correspondendo a um incremento de 573%, em apenas três anos. Na lista dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul, Itabuna tornou-se a capital do empreendedorismo, com o maior número de formalizações, bem acima da média estadual.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito