i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna corre grande risco de epidemia de chikungunya em 2017

“Itabuna corre o risco de ter epidemia de chikungunya no próximo verão”, alertou o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, com base não apenas no número de criadouros em residências em vários bairros da cidade, mas, também, pelo alerta e anúncio de novas ações pelo Ministério da Saúde (MS) em função de novos casos da doença, provocada pelo Aedes aegypti.


 Só no bairro Novo Horizonte, por exemplo, foi registrada a maior concentração das larvas do mosquito, acima de 56%, segundo o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).
A preocupação do secretário de Saúde faz sentindo e não pode ser minimizada. Segundo explicou a chikungunya ainda não tem cura, é uma doença que atinge todas as faixas etárias e tem como sintomas principais febre e dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, etc. 
“A preocupação aumenta quando a vítima da doença tem histórico de artrite, artrose e outras patologias semelhantes, o que pode tornar a pessoa incapacitada em suas atividades diárias e, principalmente, para o trabalho quando se trata de empregado”, disse.  
Paulo Bicalho informou ainda que a preocupação com uma possível epidemia da chikungunya no país é tanta que levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a autorizar o laboratório Bahiafarma a realizar o teste rápido da doença no estado. Segundo o secretário o exame é inédito no país e permite a detecção da febre chikungunya, apenas com algumas gotas de sangue. Só que ainda não está disponível na rede pública de saúde da Bahia. 
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que a aquisição do produto por parte da instituição está em fase de análise. Este ano a Bahia registrou, até agosto, quase 47 mil casos suspeitos de chikungunya e, dos 315 municípios que registraram a doença, Itabuna se destaca pela concentração de mais de 41% das notificações.
Governo Federal também lançou uma força-tarefa nacional na semana passada, envolvendo ministérios, Forças Armadas, estados e municípios para o combate ao mosquito transmissor das arboviroses.  Dados do MS indicam que o país conta hoje com quase 500 mil agentes atuando no combate aos focos de reprodução do Aedes aegypti.
“Os governos federal, estadual e municipal e as famílias precisam mais do que nunca se unir, cada um fazendo sua parte para que possamos combater o mosquito e consequentemente as arboviroses que ameaçam o verão de 2017”, reforçou o secretário Paulo Bicalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito