i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- EMASA, Solução, ou mais um Blá Blá Blá?


Considerado uma proposta ambiciosa e de grande impacto ambiental para a gestão do prefeito Fernando Gomes, a eliminação dos esgotos lançados no rio Cachoeira foi o tema de uma reunião preliminar entre o secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco França e o presidente da Emasa, Jader  Guedes, com a participação de técnicos do governo municipal. 



O projeto tem como foco, segundo França o investimento em saneamento básico e evitar que os esgotos sejam drenados para o rio que cruza a cidade.

O projeto envolve ainda investimentos na construção de estações elevatórias, estações de tratamento e o tratamento dos esgotos, o que vai beneficiar a todos os bairros. “Estamos formatando o projeto técnico e discutindo propostas de captação de recursos junto ao governo federal, um caminho árduo e que esperamos agilizar no mais curto espaço de tempo possível”, argumentou o titular da Sedur.

O presidente da Emasa, Jader Guedes  destacou a importância da parceria entre a Emasa e a prefeitura para eliminar os esgotos que hoje são drenados para o Cachoeira através de diversos ribeirões e redes de esgoto não tratadas. O foco agora está na elaboração do projeto executivo e na captação de recursos, “agora estamos numa fase de planejamento e definição das prioridades”.

Para o engenheiro Alfredo Melo, a discussão envolve também a retomada de projetos que foram paralisados e esquecidos na gestão passada para a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico.  Ele considera a reunião como positiva e mostra o empenho do secretário Francisco França no sentido de construir uma sinergia muito grande para um projeto sustentável de tratamento de esgotos.
 Antiga lagoa de decantação de esgotos da EMASA
 Hoje completamente abandonada.


Essas fotos que coloquei nessa matéria é apenas um pingo no oceano em relação a triste realidade de Itabuna hoje.
Esse papo de que temos 17% de esgoto tratado é uma grande mentira! nem as mines estações dos condomínios são tratadas, o esgoto é lançado nos córregos in natura, pois já fiz reportagem sobre isso e constatei no Jardim América essa situação.

Não acredito em gestores que ficam e gabinetes como se fossem reis e não atendem a comunidade, nem telefone atendem, muitas vezes quando se liga para um de vocês, as vezes é para relatar alguma situação, um cano de água estourado, um esgoto quebrado, um desperdício de água, a gente liga tentando ajudar, mas como ninguém atende, fica essa merda que se vê pela cidade.
Assim como os esgotos, são os lixões espalhados por toda cidade.
Mas eu ainda acredito na gestão de Fernando Gomes, que diferente de muitos secretários ele anda na cidade.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito