i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Janeiro branco? Você sabe o que é ?


Em busca de apoio e parcerias, estiveram na secretaria de assistência social de Itabuna as psicólogas e neuropsicólogas, Loucicléia Almeida e Rebeca Cruz, onde reuniram-se com a secretária Sandra Neilma e a partir daí as mesmas explicaram o que é e qual a importância do programa.


Janeiro branco é uma campanha que começou em Uberlândia MG em 2014 tendo o Leonardo Abraão como o psicólogo idealizador, porém hoje conta com o apoio de inúmeros psicólogos de todo o Brasil e profissionais de outras áreas também. Já está na sua quarta edição.


A intenção é pegar carona na virada do ano quando estamos cheios de planos e metas e mais propícios a mudanças, então vamos aproveitar e dar uma atenção especial a nossa saúde mental?
O objetivo central é fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que as pessoas reflitam sobre saúde mental, suas emoções, seus sentimentos e pensamentos. Incentivar as pessoas a autorreflexão e a pensarem a respeito de suas próprias vidas, seus relacionamentos e sua felicidade. Chamar a atenção das pessoas a olharem para dentro, repensar a vida, fortalecendo que é sempre possível a abertura e fechamento de novos ciclos.
 Desta forma janeiro é um mês terapêutico por natureza, o branco nos possibilita: criar, imaginar, reinventar, começar de novo, recomeçar uma nova história, são trezentos e sessenta e cinco dias em branco para você.
Para participar e interagir com a campanha as pessoas podem “vestir a camisa” do janeiro branco, apoiando a causa, curtindo a página nas redes sociais, se envolver nos espaços onde é possível discutir sobre os assuntos relacionados a saúde mental.
Em Itabuna, o trabalho inicial é o de divulgar a campanha para que as pessoas tomem conhecimento que ela existe e que desperta para um tema muito importante, pois embora a campanha tenha abrangência nacional, no nosso município poucos tem conhecimento do que de fato é. Por isso foi realizado um cronograma de atividades para o mês de janeiro. Dentre elas, divulgação através dos meios de comunicação (rádio e TV), palestras e rodas de conversa em algumas instituições e estamos nos colocando a disposição para novas parcerias e apoio de uma forma geral. Todas essas ações tem o único intuito de chamar a atenção da comunidade para reflexão e discussão de assuntos relacionados a saúde mental.
 Embora saibamos da importância de ações políticas em saúde mental, podemos também fazer a nossa parte. Vamos dar mais sentido à vida e menos medicalização e não deixe para amanhã o que você pode deixar pra lá, quem cuida da mente cuida da vida!

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito