i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré comemora festa em homenagem a Iemanjá

Fé, devoção, presentes, flores, perfumes e o resgate às tradições culturais. Assim foi marcada nesta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, em Itacaré, a festa em homenagem a Iemanjá, a rainha das águas. A festa começou logo no início da tarde, com uma concentração na praça do Fórum. 


Logo depois os fiéis, itacareenses e turistas,  seguiram em cortejo até a Praia da Coroinha, na avenida Castro Alves, animados pelas baianas, músicas e várias manifestações culturais.


A tradicional festa de Iemanjá, que contou com o apoio da Prefeitura de Itacaré, também teve espaço para sambas de roda, capoeira, a alegria e a fé das baianas. Os fieis fizeram questão de levar flores e presentes para a rainha das águas e fazer seus pedidos e agradecimentos a Iemanjá. Logo depois foi a vez do cortejo marítimo para a entrega dos presentes à rainha das águas. Os balaios foram colocados nos barcos e ofertados no mar.


No distrito de Taboquinhas o terreiro Ilê Axé Mukalembê realizou em dois dias consecutivos uma festa em homenagem a Iemanjá, A abertura da festa começou por volta das 21h30min da quarta-feira (01), seguida de todo um processo espiritual, e passou toda a noite fazendo reverencias aos seus orixás. Os adeptos a religião também aproveitaram para deixar suas oferendas e fazer seus pedidos.


Já na quinta-feira, dia dedicado a Iemanjá, os fiéis fizeram a entrega de oferendas a Oxum no rio de Contas. Logo após seguiram em cortejo até a praça do distrito onde reverenciaram a igreja católica de Bom Jesus, deslocando-se para Itacaré onde fizeram as entregas de oferendas no mar. 


Segundo a tradição, Iemanjá é  considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.





0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito