i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- SAS na semana de mobilização contra o Aedes aegypti


Em uma ação conjunta do governo federal, secretarias de saúde estadual e municipal e da secretaria de assistência social de Itabuna, estará iniciando a  Semana de Mobilização Nacional da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes aegypti.(Durante entrevista exclusiva ao Site/Blog nachapaquente  a secretária Sandra Neilma, falou da distribuição do repelente para as grávidas e sobre a convocação da 7ª lista do programa MCMV.)
VEJA O VÍDEO







Em Itabuna a Programação constará de Abertura na sede da SAS no dia 20/03 às 9h com o publico beneficiário do Bolsa Família (demanda espontânea). Inclusive com a entrega dos repelentes às gravidas acompanhadas. 



E no dia 21 às 14 horas no CRAS 2
Dia 22 às 14 horas no CRAS CEU
Dia 23 às 14 horas no CRAS 1

Em cada um dos Centros de Referência de Assistência Social será realizado a Semana de luta contra o mosquito, ficando a cargo de cada Coordenação a programação. 

Em é uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde, acontecerão palestras, apresentação de fantoches e teatro.  A secretaria de Saúde irá realizar (juntamente com TODAS as outras secretarias) mutirões de limpeza (faxinaço, entrega de panfletos, vistoria nos imóveis), de acordo com programação específica.

Ofício do governo federal aos municípios:

Assunto: Semana Nacional de Mobilização Nacional da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes aegypti. Referência: Processo nº 71000.020300/2017-18. Prezados Gestores de Assistência Social, 1. O Governo Federal está concentrando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, agente causador de dengue, zika e chikungunya. Estamos trabalhando arduamente, integrando nossas políticas intersetoriais para prevenir e dar atenção aos casos. Esta é uma questão séria que exije esforços do Poder Público e da sociedade e engajamento de todos os cidadãos. 2. Embora todos estejam mobilizados, a situação continua grave. Por isso, precisamos continuar empenhados nessa luta, reforçando a importância da eliminação dos criadouros do mosquito. 3. Na semana de 20 a 24 de março, teremos uma Semana Nacional de Mobilização Nacional da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes aegypti. É muito importante que a rede de Assistência Social se empenhe mobilizando os trabalhadores, os usuários, os beneficiários do Bolsa Família e as lideranças comunitárias; bem como desenvolvendo ações que envolvam a comunidade, disseminando informações, ampliando a conscientização e fortalecendo o combate ao mosquito. 4. Esse será um momento de grande visibilidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é uma oportunidade para que a população conheça as dimensões preventivas e protetivas da Assistência Social. 5. Por isso, propomos que Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), entre outras unidades que integram o SUAS desenvolvam atividades que mobilizem a comunidade e os usuários. Entre as sugestões de ação estão: multirões de limpeza (pode ser do próprio equipamento ou da rua/bairro), rodas de conversa, gincanas, produção de murais informativos, atividades lúdicas, palestras, entre outras. 6. É importante destacar a importância da integração entre as equipes de Assistência Social e de Saúde, tendo em vista que as duas políticas estão trabalhando integradas principalmente no atendimento às crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Ofcio Circular 1 (0272981) SEI 71000.020300/2017-18 / pg. 2 Por isso, é interessante que as equipes de saúde (agentes comunitários de saúde, no caso) sejam convidadas a participar das atividades e tirar dúvidas sobre a prevenção e combate ao mosquito. 7. A Assessoria de Comunicação do MDSA vai publicar fotos e relatos das atividades durante a semana de mobilização, por isso, pedimos que encaminhem fotos, vídeos e um relatório das ações do seu município para o e-mail [email protected]. 8. Estamos certos de poder contar com o apoio e engajamento das Secretarias Estaduais e Municipais de Assistência Social nessa missão. O combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção das doenças, protegendo a população, principalmente gestantes e criança

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito