Adsense

DIVINO FOGÃO ITABUNA

DIVINO FOGÃO ITABUNA



Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna cria curso preparatório para o ENEM

Estudantes da rede estadual de ensino em Itabuna (445 km) estão contando com um reforço a mais na preparação para o as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio do Explicaê. Trata-se de uma iniciativa do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que realiza cursos e oficinas voltados para estudantes das escolas estaduais, 



no turno oposto aos quais estão matriculados. O Explicaê acontece no turno noturno e potencializa o aprendizado dos estudantes, abordando os assuntos da prova de forma lúdicas e divertida. Para tanto, as aulas interdisciplinares acontecem em formato de oficinas, envolvendo apresentação de arte circense, música, exposições, debates e até programação esportiva.


“A proposta do Explicaê é gerar a formação básica, a partir das oficinas temáticas e assim desenvolver habilidades e competências para otimizar aprendizagem significativa”, conta a coordenadora pedagógica do Centro Juvenil, Amanda Nascimento Araújo. A coordenadora também explica que o trabalho é dividido em quatro ciclos temáticos e envolve as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Produção Textual. “Nós resolvemos questões do ENEM, produção de Redações e os alunos têm atendimento individualizado e todo apoio pedagógico”, acrescenta.


Para o estudante Gabriel Alves Cavalcante, 20 anos, 3º ano, o curso é uma oportunidade de conseguir boas notas e entrar para o curso de Direito. “Encontrei no Explicaê uma oportunidade de fixar melhor os assuntos, obter melhores resultados e entrar na universidade”, acredita. Sua colega Érica Ferreira da Silva, 16, 3º ano, pensa em fazer graduação em Letras e diz que o Explicaê está sendo uma experiência agregadora. “Tenho muita dificuldade com Matemática e Física. Então, quando estou no curso, procuro prestar mais atenção nas aulas destas disciplinas. A forma dinâmica que estudamos aqui, com brincadeiras, atividades e debates tem me ajudado a resolver várias questões”, conta.

O diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna, Denelísio Nobre Leite, diz que a metodologia adotada facilita o processo de ensino e aprendizagem. “No Explicaê são poucas as vezes que cadeira, mesa, lousa e piloto são utilizados. A concepção do Centro Juvenil é que o aluno aprenda as disciplinas do ensino regular com outro olhar. Toda aula é uma aula nova. Procuramos sempre fazer algo para prender a atenção deles e fixar os assuntos com mais leveza”, afirma.

Centros Juvenis - Iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem educação complementar de forma lúdica, em ambientes interativos e atrativos. Tem como objetivo ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas culturais e científicas contemporâneas, na perspectiva de consolidar a capacidade cognitiva de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. Além de Itabuna, a Bahia conta com mais quatro Centros Juvenis, localizados em Salvador, Barreiras, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito