i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeito sanciona Lei que incentiva a cultura da paz nas escolas


O prefeito Fernando Gomes sancionou na manhã desta sexta-feira (07) a lei do Programa Estrela da Paz (Propaz), projeto que é realizado na Rede Municipal de Ensino de Itabuna há 15 anos com o objetivo de promover momentos de interação e reflexão acerca das práticas educativas que sustentam a Educação Integrada - Didática, Humana e Religiosa.
VEJA OS VÍDEOS




Participaram do ato realizado no Centro Administrativo Firmino Alves, o bispo emérito de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, grande idealizador do projeto; o vice-prefeito Fernando Vitta; a secretária de Governo, Maria Alice Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Carmo Reis (Chico Reis); o autor do projeto de lei, vereador Júnior Brandão; o vereador na época e relator Nadson Monteiro; a coordenadora do programa, professora Erenita Cristina Araújo, entre outros.

1º Vídeo 

Propaz


2º Vídeo

Propaz




3º Vídeo

Propaz








Na oportunidade, o bispo Dom Ceslau Stanula fez questão de ressaltar que o projeto busca unicamente a formação humano-religiosa através dos ditames do evangelho. “Este foi um momento muito emocionante para mim, porque lutei muito para que o Propaz se tornasse lei, tivesse respaldo, e o prefeito Fernando Gomes eternizou o Propaz”, ressaltou, completando que a sanção desta lei é um dos pontos altos da atual gestão municipal.


O prefeito Fernando Gomes frisou a importância do clima de segurança e paz no município, e disse que para isso é preciso investir na educação, na formação das crianças e jovens. “Precisamos de paz, e este programa tem justamente a missão de falar de amor, da valorização do ser humano. Agradeço a todos que contribuíram com o Propaz, inclusive aos vereadores que se sensibilizaram com esta causa”.


Ele aproveitou o momento para reconhecer publicamente que o bispo Dom Ceslau Stanula foi um verdadeiro “Pastor da Paz” em Itabuna, e lamentou a sua despedida da Diocese local. Ainda anunciou que no dia 28 de Julho, durante as comemorações pelos 107 do município, o bispo será homenageado com a Comenda Firmino Alves.

Estrela da Paz


O programa surgiu há 15 anos para atender o clamor de professores e diretores da Rede Municipal, além da sociedade itabunense, e hoje segue com total aprovação de alunos, pais, professores e de todos os envolvidos. “Agora ele atenderá todas as escolas da Rede e terá uma coordenação Integrada ao Departamento da Educação Básica”, informou a secretária municipal da Educação, Anorina Smith Lima.


  A coordenadora do Propaz, professora Erenita Cristina Araújo, define o programa como “um encontro para a vida” e ressalta que ele está fundamentado no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também fez questão de mencionar os 15 anos de existência do Propaz que será comemorado no próximo dia 09 de Abril, ressaltando que está sendo dado um presente maravilhoso não só ao município, mas também ao bispo Dom Ceslau, pois coincide com a sua despedida da Diocese de Itabuna.










0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito