Adsense

CDL

CDL

DIVINO FOGÃO ITABUNA

DIVINO FOGÃO ITABUNA

emasa

emasa



Itabuna- Secretária disse na Câmara que saúde está sucateada

e faz balanço de ações em andamento
“Estamos reorganizando a saúde pública em Itabuna que lamentavelmente estava sucateada em praticamente todos os setores. Os desafios são muitos, temos poucos recursos, mas temos uma missão prioritária que nos foi dada pelo prefeito Fernando Gomes, que é o de melhorar nossa saúde em Itabuna.
VEJA O VÍDEO 


Veja o vídeo do final da sessão


Pretendemos mudar essa realidade e já estamos trabalhando muito para isso”. A declaração é da secretária municipal de Saúde, Lísias São Mateus, ao participar, de uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Itabuna.
A secretária aproveitou para fazer um balanço sobre a situação de  sucateamento em que se encontra a da saúde no município e também falou das ações que já foram executadas, as que estão em andamento e o que a Secretaria de Saúde pretende fazer a curto e médio prazos, especialmente no que se refere às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), “todas elas completamente abandonadas”, conforme salientou.
Para a secretária, o funcionamento da Atenção Básica é uma das  principais prioridades exigidas pelo prefeito e também um dos principais desafios da SMS. Faltam recursos humanos e financeiros.  Um dos motivos  segundo ela, é a falta de dados atualizados pelo município no Sistema de Informação da Atenção Básica do Governo Federal.
“O Ministério da Saúde sabe que o município tem apenas 30 mil habitantes quando já ultrapassamos mais de 220 mil, daí a falta de investimentos federais na saúde. Mas estamos trabalhando duro e fazendo o que dá para ser feito em algumas UBSs e USFs uma vez que ainda não temos licitação para promover reforma completa em todas elas. Mas o trabalho não parou por causa disso”, argumentou.
Lísias São Mateus informou que algumas das unidades de saúde a exemplo da José Maria de Magalhães Neto do Sesp (no centro da cidade), a Dr. Jacinto Cabral, no Novo Horizonte e a Dr. José Édites, no São Caetano já tiveram obras de melhorias iniciadas, ao tempo em que está sendo feito o remanejamento de servidores para que o atendimento ao público não seja interrompido.

Prefeito sensível à saúde de Itabuna

Disse ainda que a sensibilidade do prefeito tem sido essencial por nunca dizer um nãoquando se trata da questão saúde no município. ”Por causa desse grande apoio e a autonomia que me deu para desenvolver meu trabalho, posso assegurar que dentro de 30 dias espero voltar aqui (na Câmara) e mostrar uma saúde pública diferente, bem melhor do que a que encontramos agora”. Ela lembrou que tem apenas 15 dias no comando da gestão da saúde em Itabuna.
A secretária de Saúde foi bombardeada com perguntas pela maioria dos vereadores sobre praticamente todas as questões ligadas à saúde pública, tais como o funcionamento e situação dos centros de referência, programas de saúde implantados, as verbas existentes e da situação financeira da Secretaria de Saúde de Itabuna.
Um dos vereadores, Júnior Brandão, por exemplo, enumerou 15 perguntas a respeito de temas variados como os CAPSs, Creadh, ampliação dos leitos de UTI, situação do Hospital de Base e as demissões ocorridas no inicio do ano, a distribuição de fraldas e outros materiais para  os portadores de deficiência, o atendimento na Maternidade da Mãe Pobre, o fechamento do ambulatório de psiquiatria do HBLEM, entre outras questões.
Após responder todas as perguntas, uma à uma, inclusive as que foram  feitas pelos demais vereadores a  secretaria de Saúde foi elogiada “por comparecer à esta casa (numa referência à Câmara) para prestar  contas e informar sobre as ações que estão sendo feitas, estando apenas há duas semanas no comando da Secretaria de Itabuna”, como destacou o vereador Antônio Cavalcante.
Ele não foi o único a reconhecer o trabalho da secretária de Saúde. O  vereador Ricardo Xavier também parabenizou a secretária e afirmou que aposta nela por sua presença no legislativo, pela postura adotada em tão pouco tempo de trabalho, pela explanação clara e objetiva a cerca do que foi discutido na sessão, o que  na opinião dele mostra qualificação e competência para o cargo. “Tenho certeza que a secretária tem o apoio desta casa e que fará um bom trabalho em favor da saúde pública em Itabuna”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito