A Bahia deve
estruturar produtos turísticos personalizados de acordo com o perfil dos
visitantes, aproveitando ao máximo a diversidade dos seus atrativos. Esta foi
a proposição do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), durante o
Seminário de Inteligência Comercial voltado para atração de visitantes da
América do Sul e Ásia,
realizado nesta terça-feira, dia 25, com apoio da
Secretaria do Turismo do Estado (Setur) que contou com a participação da
Secretaria Municipal de Turismo de Itacaré, representada pelo secretário
Júlio Oliveira, os diretores Patrícia Veras e Elton Andrade e Marcelle
Vasconcellos, coordenadora de Projetos Especiais.
Em apresentação
direcionada aos empresários e gestores municipais de turismo, a consultora de
Inteligência Turística da Embratur, Gisele Lima, esboçou o perfil dos
turistas vindos da América do Sul, apresentou números que refletem a presença
deles no Brasil e traçou estratégias de mercado para intensificar a atração
de visitantes. Na comparação, os argentinos lideram a lista dos turistas da
América do Sul a visitar o país (28,3%). Também figuram nas primeiras
posições os bolivianos (16,7%), uruguaios (15,2%), chilenos (14,3%) e
paraguaios (11%). Na Bahia, o número de visitantes da América do Sul aumentou
nos últimos anos: pulou de cerca de 27 mil, em 2014, para mais de 82 mil, no
ano passado. No Estado, os argentinos também são líderes: mais de 80 mil
turistas.
“Turismo
cultural, religioso, de sol e praia, ecoturismo e outros segmentos tornam a
Bahia um dos estados brasileiros que oferecem maior diversidade para a atividade
turística”, afirmou a especialista, que aconselha a formatação de produtos
turísticos focados no público que deseja experimentar o destino Bahia,
aumentando o tempo de permanência do turista no Estado. Já o mercado asiático
é considerado pela Embratur como potencial para investimentos de médio e
longo prazos.
Para o Prefeito
de Itacaré Antonio de Anízio, a participação de Itacaré representa o nosso
interesse em um turismo cada vez mais profissional, analisando o perfil do
turista potencial e do turista das Américas e da Ásia que já visitam Itacaré.
" Queremos a partir das informações recebidas no Seminário elaborar
nosso planejamento estratégico para a promoção internacional de Itacaré,
assim como, adequar nossas ofertas turísticas conforme o interesse e perfil
do turista" disse o Prefeito.
" A
participação da equipe da Secretaria de Turismo de Itacaré nesse evento demonstra
o interesse da Prefeitura de Itacaré em buscar cada vez mais conhecimento
para aperfeiçoar a gestão municipal do turismo e executar um planejamento
estratégico inteligente conforme as demandas e tendências do mercado
turístico internacional", disse Júlio Oliveira, secretário municipal de
Turismo de Itacaré.
|
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito