i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ilhéus- Semana Nacional de Trânsito tem programação definida


A Semana Nacional de Trânsito acontecerá de 18 a 25 de setembro e tem o como foco principal, estimular nos usuários das vias, uma conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. Em Ilhéus, a coordenação das atividades está a cargo da secretaria de Infraestrutura, Trânsito e Trânsito (Seintra), através da superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran). O tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” traz como mensagem principal, a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro e estará presente em todas as iniciativas voltadas à segurança no trânsito.
O diretor de Trânsito, Gilson Nascimento, frisa que “não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana. 

É muito importante que a abordagem se estenda durante todo ano, causando uma mudança efetiva no comportamento da sociedade”. Segundo Nascimento é preciso chamar a sociedade de Ilhéus para debater, informando e conscientizando motoristas e motociclistas, sobre o respeito aos pedestres e ciclistas, além de massificar as campanhas sobre o uso de celular, álcool e direção.
Já o coordenador de educação para o Trânsito, da Sutran, Albervan Barreto, informou que a semana atende a uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e, que através de suas ações, sofrerá as consequências de suas escolhas”.
Programação – No dia 18 de setembro, às 8 horas, no estacionamento ao lado da praça Dom Eduardo, centro, acontecerá uma exposição de atividades em estandes, simpósio de Trânsito e Saúde, além de exploração de variadas temáticas com o objetivo de proporcionar à população, uma vivência das atividades inseridas na Semana Nacional de Trânsito. O momento também propõe debater com a sociedade propostas e ações que reduzam os índices de acidentes de trânsito. No local, será montado o protótipo de uma minicidade, modelo ideal de espaços e construções harmonicamente planejadas.
Já no dia 19 de setembro, das 8 às 14 horas, no perímetro urbano das zonas norte, sul e centro da cidade, uma ação de abordagem com panfletos, atividade prática nas calçadas informando e conscientizando os pedestres e condutores sobre seus direitos e deveres. Na oportunidade haverá distribuição de Pára-sóis.  

No dia 20, das 9 às 14 horas, a equipe da Sutran, juntamente com a 13ª Ciretran, PM e Sindicato dos Motoboys, realiza uma operação de trânsito no perímetro urbano com panfletagem e abordagem, conscientizando acerca das inversões de valores, criticando a conotação pejorativa que existe por parte da sociedade contra o motociclista, em decorrência das atitudes inconsequentes dos “motoqueiros”.
Congresso – No dia 21, das 8 às 19 horas, no auditório da Justiça Federal, na praça Cairu, centro, acontece o primeiro dia com abertura do congresso que debaterá com a sociedade e entidades governamentais ligadas ao SNT, além de discutir melhorias relacionadas a mobilidade urbana do município e a regulamentação do serviço de mototaxi.
No dia 22 de setembro, às 08 horas, também no auditório da Justiça Federal, acontece cooffe-break, palestra com mesa redonda, almoço, atividade inclusiva, mesa redonda novamente e encerramento com autoridades. O objetivo será discutir o código de Trânsito, orientar pedestres e condutores sobre a importância de comunicar informando a força de trabalho do SNT reciclagem.
As entidades que estarão envolvidas durante a semana são as secretarias municipais de Administração (Sead); de Saúde (Sesau); de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra); de Comunicação (Secom); Sutran; 13ª Ciretran, além das polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) / Corpo de Bombeiros; Associação dos Idosos, Associação de Cadeirantes e Pessoas com Deficiência Física; Samu; sindicatos e comerciantes. 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito