i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Sessão Especial Aborda Instalação da UPA do Monte Cristo

Os vereadores se reuniram nesta segunda-feira (11), para discutir sobre a implantação da UPA do bairro Monte Cristo. A Sessão Especial foi solicitada pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB), entre seus convidados estiveram a secretária de saúde de Itabuna, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Enderson Guinho (PDT).



De acordo com o vereador Jairo Araújo, a instalação da UPA é um tema sensível e custa muito caro para a população, a prefeitura decidiu que esta unidade será terceirizada. Ainda não se sabe se o modelo adotado será uma parceria público-privada (PPP), ou se vai ser uma organização social (OS). “Em qualquer modalidade, estamos dizendo que o prefeito está abrindo mão de gerir os recursos públicos para colocar na mão de empresa privada. Saio da sessão não sendo convencido por essa decisão do governo, porque ao mesmo tempo em que a prefeitura diz que não tem os recursos para gerir a UPA, tem recursos para passar para terceiros administrarem”, afirmou o vereador.
Segundo a secretária de saúde, a discussão entre o Legislativo e o Executivo com participação popular é sempre imprescindível para um bom trabalho, em relação a como conduzir um departamento público como a Secretaria de Saúde. “Esta sessão foi de extrema importância, porque tivemos os prós e os contras, com alguns discursos muito calorosos. Mas no final das contas estamos aqui em prol da população de Itabuna para fazer uma melhor gestão em saúde e poder entregar uma UPA até novembro. Independente do modelo que seja adotado, mas de uma forma em que possa ser fiscalizada, pois é mais fácil do que gerir”, disse a secretária.

Na fala do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves, a sociedade e o Legislativo puderam saber nesta sessão, como vai se dá esta implantação e quais os recursos que o município vai utilizar para efetivar a realização dessa unidade. “Nós entendemos que uma PPP pode trazer benefícios, como também pode trazer transtorno não só para a gestão, mas para a comunidade. É claro que o Conselho Municipal de Saúde através da sua comissão, está se debruçando sobre o tema e dará seu parecer definitivo daqui a alguns dias”, falou o presidente.

O vereador Jairo Araújo concluiu que a Câmara continuará debatendo este tema e espera que os vereadores consigam participar disto efetivamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito