i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




CERPAT REALIZA AÇÃO AMPLIADA DE PREVENÇÃO COMBINADA


A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, através do Centro de Referência, Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), estará articulando, nesta sexta-feira (1º), às 7h30min, como ponto de partida da campanha Dezembro Vermelho, uma Ação Ampliada de Prevenção Combinada, na sede do CERPAT, localizada na Avenida Amélia Amado, 914 – Centro. A ação será iniciada às 7h30min e seguirá durante toda a manhã.


A ação está sendo proposta como forma de chamar as pessoas para o cuidado com o corpo no que se refere às possibilidades de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), HIV / Aids e hepatites virais e integra a agenda de eventos do Dezembro Vermelho em Itabuna, motivado no mundo inteiro pela passagem do Dia de Luta Contra a Aids, neste 1º de dezembro.

Durante os trabalhos mais de 30 profissionais estarão prestando serviços de aconselhamento, atendimento psicológico, testagem rápida, distribuição de preservativos, distribuição de material informativo, etc. O CERPAT tem a capacidade para atender até 100 pessoas por dia e a coordenação local espera, com a Ação Ampliada, estender esse número para até 200 pessoas.

O que é Prevenção Combinada

A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e estrutural) aplicadas em múltiplos níveis (individual, nas parcerias / relacionamentos, comunitário, social) para responder as necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.

Esse tipo de articulação suscita a testagem regular para o HIV / Aids, IST’s e hepatites virais, a prevenção da transmissão vertical, a imunização para HBV e HPV, a redução de danos, o diagnóstico e o tratamento das pessoas com IST’s e hepatites, o incentivo do uso de preservativos masculinos, femininos e do gel lubrificante e o tratamento de todas as pessoas vivendo com HIV.

Grande Caminhada

Também nesta sexta-feira (1º), às 14h, equipes da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Itabuna estarão concentradas no Jardim do Ó, juntamente com toda a população, para a Grande Caminhada do Dezembro Vermelho, descendo a Avenida do Cinquentenário. A caminhada já é tradicional em Itabuna e deve contar com o apoio de organizações não governamentais (ONG’s), clubes de serviços, associações. A expectativa dos organizadores é a de que 2 mil pessoas participem.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito