i

i

Top Park

CV

CV

cm

cm

DIVINO FOGÃO DE ITABUNA

Adsense




Ilhéus- Encontro de Compositores acontece nesta quinta (12), no Teatro Municipal

A segunda mostra do Encontro de Compositores do Litoral Sul apresenta, nesta quinta-feira (12), performances inéditas de músicas autorais de artistas de Itacaré, Itabuna e Ilhéus. O show acontece no Teatro Municipal de Ilhéus, às 20h, e o ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será doado para a Fundação Fé e Alegria - Ilhéus.

Representando a diversidade musical do litoral sulbaiano, a compositora da categoria individual, Ronara Criola, interpreta suas canções acompanhada da banda base do Encontro, enquanto Rao embala suas composições com o seu violão, e as bandas Cabruca e Intuito Neutro trazem seus músicos e beats para o palco.

“O Encontro de Compositores foi pensado para oportunizar ao público o conhecimento da música autoral que é produzida na região. Desde 2014 realizamos Encontros de forma independente, nos quais mais de 40 artistas locais já participaram. Neste ano, com apoio do Governo do Estado, foi possível ampliá-lo para buscar atingir artistas dos municípios do território Litoral Sul”, explica o diretor musical, Cabeça Isidoro.

Ao todo, são quatro mostras que acontecem mensalmente desde março. A cada noite, quatro artistas se apresentam. “Tivemos 64 inscrições de compositores de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Coaraci, Buerarema, Uruçuca e Camacã. Ficou claro que tem muita gente boa que precisa de espaço para mostrar suas produções, e o Encontro se consolida neste cenário”, comemora a produtora do evento, Eloah Monteiro.


Oficinas de Composição Musical

Continuam abertas as inscrições para as Oficinas de Composição Musical, que acontecerão sempre uma vez por mês, até junho, na semana de cada mostra. Para cada turma estão previstas 20 vagas, e as aulas acontecerão na Academia de Letras de Ilhéus, com facilitação dos músicos Danilo Oliveira e Lula Soares Lopes.

Como resultado das aulas, os participantes apresentarão, na abertura da mostra, uma música inédita produzida na oficina.

Profissionais e entusiastas da Música podem inscrever-se gratuitamente no site do evento  em www.encontrolitoralsul.com.br. É possível acompanhar as novidades no facebook.com/EncontroCompositoresLitoralSul, ou pelo aplicativo que tem o nome do evento e pode ser baixado na Play Store.

Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia foi selecionado no Edital Setorial de 2016 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta também com o apoio cultural do, Criadouro Soluções Culturais, Quantum Agência de Publicidade, Academia de Letras de Ilhéus, Secretaria de Cultura de Ilhéus, FAEG-Sul, Barrakítika, Gabriela FM e Ilhéus FM.

Sobre Ronara Criola – Natural de Itacaré, a cantora e compositora se inspira nas raízes do Recôncavo, quilombos e terreiros de candomblé. Sua trajetória vem sendo marcada pelo reconhecimento, como a seleção de "Daruê Malungo" para o CD 5 da coletânea Mapa Musical da Bahia/2015, da Fundação Cultural do Estado. Além de festivais da região, ela foi semifinalista do XIV e do XV Festival da Rádio Educadora FM/Salvador, com as músicas "Pedido a Oxalá" e "Menina de Alodê", sendo esta última selecionada  para concorrer ao maior prêmio da música baiana, o Prêmio Caymmi de Música (2ª Edição). A artista se prepara para gravar o seu primeiro disco, já batizado de “Cantante”, em estágio de pesquisa e montagem.

Sobre Rao – O compositor Rao (Raoni Veloso), de Itabuna, começou a tocar violão aos 12 anos e, aos 17, compôs sua primeira música: “Uma canção pra você”. Entre os anos 2007 e 2009 participou da banda "Rebocados, eu acredito!" como violonista e intérprete de covers, além de cantar músicas autorais. Participou do Festival de Música da Universidade Estadual de Santa Cruz. Os álbuns de Ayam U'brais Barco “Craviola” e “Partir o mar em banda” também contam com sua participação.

Sobre a banda Cabruca - O grupo, de Ilhéus, foi formado em maio de 2015, por agroecologistas, inicialmente para uma proposta instrumental. Depois, recebeu o vocal visceral e performático do historiador Michael Roseno. A Cabruca (tanto a banda quanto o sistema de cultivo agroflorestal) caracteriza-se pela variedade, pela ideia de percorrer acordes miscigenados, semeados por espécies locais e timbres "de fora". A banda investiga possibilidades diversas no dub, reggae, caminhando pelo funk, rock, maracatu e a psicodelia, com letras que trazem temáticas relacionadas a aspectos socioambientais, arando o terreno para já gravar o seu segundo álbum. 

Sobre a banda Intuito Neutro – O grupo de Ilhéus foi formado no cenário underground em 2015 por Moutta, é composto também por Sandrugs (que também é Beatmaker) e pelo DJ e produtor, Slowbeatz. São conhecidos pela sessão de bate-cabeça pesado e letras que abordam o cotidiano periférico.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito