i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Câmara aprova PL do Dia da Cultura Cigana, Aut. Beto Dourado


Foi votado nesta quarta-feira, 11 de abril de 2018, às 14hs, e aprovado com unanimidade na Câmara Municipal de Itabuna, o Projeto de Lei de iniciativa do vereador Beto Dourado, por sugestão de Dayse Santos, discente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais - PPGER/UFSB, que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal da Etnia Cigana, que será comemorado anualmente no dia 24 de maio. (VEJA OS VÍDEOS)



Vítimas de preconceitos e mitos os ciganos sempre foram esquecidos pelas políticas públicas. Este é o momento de reconhecer a influência de tal grupo na formação da nossa identidade cultural   e dar aos itabunenses da etnia cigana o respeito e tratamento digno a que fazem jus, como todo cidadão.



A origem do povo cigano sempre foi envolvida em grandes mistérios. Divididos em três grandes grupos (Rom, Calon e Sinti), os ciganos representam uma das minorias étnicas presentes em quase todos os países do mundo. A sua chegada no Brasil remete ao período colonial, quando estes foram degredados para o Brasil pelo rei de Portugal. Estima-se que hoje existem entre 800 mil à 1 milhão de ciganos vivendo no país. Neste cenário a Bahia apresenta-se como o segundo estado com maior número de acampamentos ciganos.


”Trazido ao meu gabinete proposta de criação de projeto de lei de reconhecimento a nível municipal do dia nacional do povo cigano, pela discente da PPGER/UFSB Dayse Santos, percebo o quanto é fundamental reconhecer e valorizar a influência do grupo cigano na formação da brasilidade, inclusa grapiúna. ” Justifica o Vereador.

1º vídeo

Beto Dourado


2º Vídeo

Júnior Brandão


3º vídeo

Babá e Ronaldão



4º Vídeo

Enf. Deisy e cigano Gerinal



+ Fotos








1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, implementando direitos e políticas públicas.

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito