i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Patrulha do Som repercute na queda da violência em Itabuna


Falta de consciência cidadã e de compreensão sobre o bem-estar coletivo, além da necessidade de ostentar a potência de uma aparelhagem sofisticada de som automotivo. Essas são algumas das principais constatações dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) após a reativação da Patrulha do Som para atuar na fiscalização, em março passado em Itabuna, pelo atual secretário Roberto José da Silva.


  
Para o titular da Settran, o grande ‘xis’ da questão são os direitos coletivos versus os direitos individuais para caracterizar o desrespeito. “Se o meu direito termina quando começa o direito do outro, então, não posso de jeito nenhum tirar o sossego alheio”, explicou. As abordagens seguem um protocolo definido pela Settran, com a ajuda dos demais órgãos envolvidos na fiscalização, tendo como base a legislação.

Segundo o coordenador da Patrulha do Som Sérgio Augusto Farias, o grande ganho da cidade em torno desse trabalho é a sensação de segurança que passou a existir. “A constatação vem do próprio reconhecimento das pessoas residentes nos bairros. Onde a Patrulha passa, a violência tem diminuído”, assinala. Atualmente o efetivo da Patrulha do Som varia entre 15 a 20 homens –
agentes da Settran, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. 
A sensação deixada pelo trabalho da Patrulha do Som é confirmada pelos números dos órgãos de segurança. De acordo com o delegado Marlos Macedo, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa - DHPP houve uma redução em 30% das ocorrências entre homicídios e tentativas em junho, motivada por situação de violência. “Com os primeiros balanços feitos, já podemos atestar essa redução e temos a convicção de que o trabalho da Patrulha do Som tem contribuído para esse resultado”, disse.
            O delegado Marlos Macedo ressalta que “junho é um mês em que gradualmente há um aumento de violência, principalmente por se tratar de um período em que as pessoas exageram no consumo de bebidas alcoólicas, comum nesta época de festejos juninos”.
            O chefe da Divisão de Fiscalização da Diretoria de Transportes da Settran,
José Carlos Santos de Oliveira, que também participa da Patrulha do Som, explicou que a fiscalização é executada sempre entre 19 e 3 horas das sextas, sábados e domingos, além da véspera e feriados.  “O trabalho tem chamado tanto a atenção e obtido repercussão que a Central de Reclamações da Patrulha do Som tem recebido chamadas até do município vizinho de Ilhéus”, comentou o coordenador.
            São registradas de 8 a 15 notificações, em média, a cada saída noturna nos finais de semana na fiscalização do excesso de sonorização em bares, casas de espetáculos e residências no centro e bairros da cidade. A Central de Reclamações da Patrulha do Som atende pelo número de celular e Whatsapp (73) 8861- 1396. Todas as chamadas são averiguadas pela SETTRAN e o reclamante não precisa se identificar.
___________________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito