i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Estado autoriza obra emergencial de contenção do mar em Ilhéus

Na zona norte
Durante reunião com o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, 26, em Salvador, o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcanti, confirmou a autorização da obra emergencial de contenção do avanço do mar no litoral norte de Ilhéus, que tem afligido as comunidades dos bairros de São Domingos e São Miguel. O encontro contou com as presenças do superintendente estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, e o deputado estadual Eduardo Salles. De acordo com Cavalcanti, já há recursos alocados para executar o serviço.

O secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, inclusive, confirmou a notícia durante entrevista ao radialista Jota Carlos, na rádio Santa Cruz AM, também na quarta-feira. Ele lembrou que a Superintendência de Infraestrutura, sob o comando do engenheiro Saulo Pontes, esteve na cidade há um mês para visitar os locais atingidos pela força do mar, e garantiu que a unidade está autorizada a realizar o serviço e tomar providências para definir a data de início dos trabalhos.

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, a obra consistirá na reconstrução da barreira de pedras, para amortecer a força das ondas e evitar que a água atinja a BA-001, rodovia responsável pela ligação entre os municípios de Ilhéus e Itacaré.  Por outro lado, o prefeito já apresentou projeto à Coordenação Nacional da Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, no sentido de reivindicar recursos para a obra definitiva.
O secretário de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, ressaltou que, para resolver em definitivo o problema, são necessários dois serviços naqueles locais. O primeiro, o enrocamento, e a longo prazo, a instalação de mais dois espigões, além da revitalização dos já existentes. Ele destacou que já há previsão orçamentária, por parte do governo do Estado, para a realização da obra, além do projeto de execução, elaborado após visita de técnicos da área à cidade. E alertou que a segunda fase do serviço de contenção da maré é de responsabilidade do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e do Ministério da Integração Nacional.

Avanço - O avanço do mar naquela região de Ilhéus se deve à construção do Porto do Malhado, feita em mar aberto, que provocou o recuo da água na orla central e seu consequente avanço sobre o litoral norte.  Segundo Saulo Pontes, além da medida emergencial que está sendo providenciada, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia e o Ministério da Integração Nacional, por solicitação do prefeito Jabes Ribeiro, já iniciaram os estudos para a construção de novos espigões, que são estruturas utilizadas para diminuir a força das ondas que atingem a costa.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito