i

i

CANAL NACHAPAQUENTE NO YOUTUBE

CANAL NACHAPAQUENTE NO YOUTUBE

CV

CV

cm

cm

DIVINO FOGÃO DE ITABUNA

Adsense




Itabuna ganhará novo sistema de videomonitoramento



Para atender as solicitações dos cidadãos na manutenção da segurança nos espaços públicos, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Planejamento e Tecnologia (Seplantec), vai implantar ainda neste semestre um novo sistema de videomonitoramento 24 horas. A decisão decorreu de audiência no Gabinete do Prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que recebeu no Centro Administrativo Firmino Alves alguns representantes da comunidade para dialogar sobre medidas preventivas e integradoras, que diminuam índices de violência na cidade.



O Ministério Público estadual, através dos promotores de Justiça Tomaz Brito Renata Lazzarini, solicitou do município de Itabuna, entidades do setor privado e a CDL que discutissem a possibilidade de implantação de câmeras no município com o propósito de colaborar com a segurança pública e com a defesa social.
Na audiência Vane lembrou que Itabuna ocupava, em 2009, a liderança nacional entre os municípios com maior vulnerabilidade juvenil à violência. “Quando assumi o governo, em 2013, percebi a importância de se combater o problema não apenas com intervenção policial, mas, com ações socioeducativas de inclusão social”, destaca.
O prefeito disse que graças à criação de programas de inclusão social para jovens e adolescentes, Itabuna registrou significativa redução nos índices de criminalidade ano passado se comparada aos números de 2014. “Não tenho dúvidas de que, além da parceria com a Secretaria de Segurança Pública e de projetos como Viv-A-rte e Casa das Artes, Bom de Bola, Melhor na Escola e Crack, É Possível Vencer e o trabalho realizado nos cinco Sítios da Fundação Marimbeta, avançamos muito para esta redução. Mas, ainda há muito a fazer”, ressalta o prefeito Claudevane Leite.
Para o procurador de Justiça, Tomaz Brito, a instalação dos dispositivos em pontos estratégicos reduzirá a criminalidade das áreas já mapeadas. “Isso, resultará tanto na atuação preventiva, a fim de que crimes não sejam cometidos e também, do ponto de vista repressivo, já que, quando praticados os crimes, as câmeras facilitarão sobremaneira a apuração e identificação dos culpados” declarou.

PARCERIAS

Estão sendo firmadas parcerias para aquisição deste sistema com empresários, através da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e do Câmara de Diretores Lojistas (CDL), bancos, seguradoras e a sociedade civil. Para o presidente da CDL, Antonio Jorge Braga, a implantação do sistema de videomonitoramento beneficia a população e traz confiança aos comerciantes. “A CDL acredita nestas ações e atuará como parceira na instalação e manutenção deste sistema. Quando o consumidor encontra um ambiente mais seguro, se sente confiante em comprar, e, obviamente isso alavancará vendas”, pontuou Braga.
O sistema de câmeras on-line contará com equipamentos do tipo dome e fixos com sensor infravermelho com visão de 360 graus e zoom ótico de 20 vezes instaladas na rede de fibra ótica, monitoradas por uma central que funcionará no Data Center da Prefeitura de Itabuna. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento, Marcelo Andrade, o sistema de vigilância monitorará pontos estratégicos.
“O investimento dependerá da quantidade de parceiros, no que influenciará na quantidade de câmeras a serem adquiridas. A Prefeitura entrará com uma contrapartida, dividindo o custo restante através de convênio com empresas e instituições”, informa. Já a secretária de Administração, Mariana Alcântara, disse que a ferramenta é importante para diminuição dos índices de criminalidade e insere a Guarda Civil Municipal (GCM) num papel ainda maior na segurança, uma vez que o efetivo já possui formação técnica na área.
Participaram do encontro também o vice-prefeito Wenceslau Junior; os secretários de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, e de Governo, Cleide Sousa; o consultor de Tecnologia, Teodoro Pires e a presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Nilmecy Gonçalves, além de empresários locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito