i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura já vacinou mais mil animais contra a raiva


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde já imunizou contra a raiva em Itabuna mais de mil animais domésticos que vivem na zona rural do município em pouco mais de uma semana. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou a vacinação nas casas e fazendas em localidades como Mutuns, Roça do Povo e Itamaracá, antecipando a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica deste ano, cuja mobilização ocorrerá no próximo dia 16.


“Nesse ritmo, com certeza, atingiremos a meta de imunizar pelo menos 30 mil cães e gatos em Itabuna até o “Dia D” em todo o país, conforme previsto pelo Ministério da Saúde”, diz a coordenadora do Programa de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Gracilene Dias. Para garantir que o município atinja a meta, veterinários e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que coordenam a campanha vão intensificar a vacinação neste sábado ainda na zona rural.
Os proprietários de animais domésticos também podem levar seus bichinhos de estimação para receber a dose da vacina no CCZ, no bairro do Antique, ou na Sala de Vacinas, na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), na Praça José Bastos, centro da cidade. O atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.  
No dia de mobilização nacional, o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, disse que pelo menos 400 pessoas, entre funcionários da Saúde e voluntários, estarão trabalhando das 7 às 17 horas. No dia 16 também serão aplicadas doses por equipes em todas as unidades básicas de saúde e em carros volantes que percorrerão áreas onde não existe posto de saúde.
 A coordenadora destaca anda a importância da vacinação em cães e gatos contra a raiva, uma das mais importantes medidas de controle da doença que afeta animais domésticos, ao explicar que, esses animais são os principais transmissores do vírus da raiva aos humanos e que a doença não tem cura.
“A vacina antirrábica não tem contra indicação e deve ser aplicada aos animais a partir do terceiro mês de vida, mesmo que já ter recebido outros tipos de vacinas, como a múltipla”, informou.  
____________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito