i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura e Emasa adquirem mais 60 tanques para abastecer à população




Mais 60 tanques chegam amanhã à cidade, no final da tarde, para ampliar o abastecimento emergencial de água à população, principalmente nos bairros de Itabuna onde fatores adversos têm prejudicado o fornecimento. Os reservatórios de polietileno, com capacidade para cinco mil litros de água, foram adquiridos pela Prefeitura e Emasa diante da queda na captação de Castelo Novo que baixou o volume de água de 45% para 30% nos últimos dias, com a falta de chuvas na região sul da Bahia.



Além de ampliar para 130 o número de reservatórios que são abastecidos pela manhã e à tarde, diariamente, por 30 carros pipa com água tratada da Estação de Águas da Embasa de cidades da região, a Emasa está providenciando a transferência imediata de motobombas, mangotes e outros equipamentos da captação de Nova Ferradas, onde o Rio Cachoeira secou completamente, para Castelo Novo. Um novo ponto de captação de água bruta será aberto, apesar do elevado nível de cloretos por influência das marés.
Ao apresentar as medidas agora adotadas ao prefeito Claudevane Leite durante audiência nesta manhã, o presidente da Emasa, Ricardo Campos, fez um balanço das ações desencadeadas, desde dezembro do ano passado, para o enfrentamento da mais severa estiagem da história do sul da Bahia, aonde não chove com regularidade do mês de agosto até agora. De início foram feitos investimentos na aquisição de três mangotes de 300 milímetros, com 12 metros extensão, e de 15 flutuadores para a substituição imediata dos que apresentaram vazamento e defeito na Estação de Captação de Castelo Novo, no Rio Almada.
            No mês de janeiro a Emasa adquiriu 70 tanques com capacidade para 10 mil litros d’ água que foram distribuídos pela empresa em algumas áreas da cidade para a distribuição gratuitamente de água tratada à população com abastecimento duas vezes por dia pelos caminhões pipa. Como a situação de captação nos mananciais se agravou desde o início de março que se elevou de 15 para 30 o número de caminhões pipa contratados.
Na avaliação do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, as medidas adotadas pela Emasa conseguiram minimizar os efeitos da seca que, reafirmou, é a mais longa dos últimos 50 anos. Vane lembrou que, na tarefa de fornecer água tratada à população, o município recebeu reforço dos governos Federal e Estadual, depois ter se reunido com autoridades em Brasília e Salvador expondo dificuldades no abastecimento de água potável. “Mesmo com as dificuldades temos assegurado água doce à maioria da população comprando água da Embasa em cidades da região”, disse.
O prefeito agradeceu a compreensão da população que tem sido paciente e entendido os esforços da Prefeitura e da Emasa para garantir o fornecimento de água com investimentos na aquisição de tanques de polietileno, ampliação de carros pipa e medidas que deem segurança à Castelo Novo, único local onde tem sido possível a captação de água mesmo salobra. Vane também destacou que as pessoas tem acatado a orientação do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde para que se evite a ingestão da água ao passo que hospitais, escolas, creches e outros locais têm sido abastecidos por carros pipa com agua doce e tratada.
No encontro com o dirigente da Emasa, também acompanhado pelo secretário municipal de Comunicação, Gilvan Rodrigues, pelo vice-prefeito Wenceslau Junior e do assessor Gilvan Lima, o presidente da Emasa, Ricardo Campos, apresentou ao prefeito Claudevane Leite Moção de Reconhecimento expedida pela diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) pela atenção e fornecimento de água de qualidade, potabilidade e dureza aos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, com pontualidade. “Reconhecemos o empenho no abastecimento com carros pipa, com água dentro dos padrões aceitáveis, sobretudo ao setor de Hemodiálise”, diz o documento.
________________

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito