i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ilhéus aprova captação de água na barragem do Parque Municipal da Esperança

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) de Ilhéus e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) aprovaram a Autorização Ambiental requerida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para implantar uma adutora de captação de agua na represa do Parque Natural Municipal da Boa Esperança, unidade de conservação do Município. 



A medida, motivada pela atual crise hídrica, contou com anuência prévia do conselho consultivo da unidade de proteção integral, e tem caráter temporário, até que se normalize o regime pluviométrico na região.

Mesmo com a autorização emitida pelo Município, a Embasa ainda depende da Outorga de Água a ser concedida pelo órgão estadual competente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e de uma segunda anuência do conselho consultivo da referida área protegida, que analisará o relatório de pequeno impacto ambiental referente à adução do recurso hídrico superficial armazenado na barragem da esperança.
Responsável pelo serviço de abastecimento d’água no município de Ilhéus, a Embasa está monitorando o revezamento na distribuição de água para as zonas central, norte e oeste da cidade. De acordo com o diretor local da Embasa, José Lavigne, “o sistema de abastecimento de Ilhéus encontra-se com oferta de água reduzida devido à longa estiagem que atinge a região, que causou a diminuição do volume acumulado na barragem do Iguape”.
Nesse sentido, a empresa solicitou ao Município a análise ambiental para a implantação de adutora de água bruta, com extensão de 2.254 metros, com a finalidade de captar, em caráter temporário, até 180 m³/h com operação de 24 horas, nos mananciais da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal da Boa Esperança. O investimento no serviço está orçado em mais de 600 mil reais.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito