i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna assegura apoio integral à formação dos consórcios de Saúde e de Infraestrutura


O prefeito Fernando Gomes manifestou, em uma audiência com o governador do Estado, Rui Costa e os prefeitos de 22 municípios do Território Litoral Sul em Itabuna, durante os festejos do 107º aniversário de Itabuna, o apoio integral à criação dos consórcios regionais de Saúde e Infraestrutura.


 Os dois projetos atendem à demanda dos municípios do Território Litoral Sul que abrange uma área de 14.736,20 quilômetros quadrados, com uma população de 773 mil habitantes, dos quais 140 mil vivendo na área rural e é integrado por 26 municípios.
Ele juntamente com os demais gestores participantes do encontro se comprometeram em aprovar uma lei na Câmara Municipal de Vereadores para a criação de um Consórcio Público de Saúde e a formação de um consórcio na área de infraestrutura para contemplar equipamentos e serviços de manutenção e construção de estradas, bem como a preservação da Mata Atlântica.

Fernando Gomes destacou a atenção que o governo do estado vem tendo com a região Sul da Bahia, o que se manifesta não apenas em parcerias, como também na realização de obras estruturantes como a duplicação da rodovia Br 415, no trecho Ilhéus/Itabuna, em projetos como o da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e ainda do Porto, além da barragem do Colônia, que vai resolver o problema de abastecimento de água para a maior cidade da região e a liberação de recursos para conclusão do Teatro Municipal, que espera concluir ainda no próximo ano.

Segundo o governador, a partir da aprovação nas Câmaras Municipais de Vereadores, da proposta de criação do consórcio, o próximo passo será a construção de uma policlínica regional de saúde para contemplar os serviço de cirurgias eletivas e exames de alta complexidade, uma unidade que deverá ficar concentrada no eixo Itabuna/Ilhéus, que concentra mais de 400 mil habitantes.
Na área de infraestrutura, os prefeitos estarão se organizando em um consórcio já existente, a exemplo dos Consórcios Litoral Sul e Mata Atlântica para receberem equipamentos do Governo do Estado e iniciar a manutenção das estradas estaduais, além da construção e a manutenção das estradas vicinais.
“Os prefeitos já saíram imbuídos de aprovar em suas câmaras, a lei autorizando a formar o consórcio de saúde, e também agilizar o consórcio de infraestrutura, onde o Estado da Bahia vai adquirir equipamentos para transferir aos consórcios e começar a fazer a manutenção das estradas estaduais”, declarou Rui Costa.
Para o prefeito de Itacaré e presidente da Amurc, Antônio de Anízio, o governador está trazendo um instrumento que vai facilitar a vida de todos os municípios com relação as cirurgias eletivas e os exames de alta complexidade que a região tanto precisa.
Além dos prefeitos, participaram do encontro no hotel Tarik Fontes, os secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e de Relações Institucionais, Josias Gomes, que cuida da área de articulação política do governo, que também participaram das inaugurações e festejos do 107º aniversário de emancipação política de Itabuna.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito