i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Muita Comoção hoje no Sepultamento do Frei Joaquim na Igreja Sta,Rita de Cássia

O prefeito de Itabuna Fernando Gomes, ao lado da secretária de Assistência Social, Sandra Neilma e do secretário de administração Dinailson Gomes (Som) esteve na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano, acompanhando a missa e o a cerimonia de sepultamento do Frei Joaquim e manifestando sua solidariedade aos frades franciscanos, 


bem como à comunidade paroquial a qual o religioso dedicou a sua vida, evangelizando, acolhendo e servindo aos mais necessitados.

O prefeito ressaltou ainda o incansável engajamento do saudoso sacerdote na luta pela evangelização neste município, desde quando aqui chegou ainda na década de 50, sempre preocupado com a implantação de metodologias visando ampliar a atuação da Igreja Católica, além da contribuição do religioso no campo da educação. 

Fernando Gomes destacou o dever do executivo municipal de homenagear todos aqueles que cumpriram integralmente o dever cívico de bem servir à comunidade, para que seu exemplo seja repassado às novas gerações.  Com a igreja super lotada, houve a necessidade de colocação de um telão do lado de fora para que os fieis assistisse  a cerimonia.

“Frei Joaquim deixa um legado de amor imensurável à Itabuna. Basta olharmos para a zona sul da cidade iremos constatar o quanto ele contribuiu para o seu desenvolvimento. Pois, em torno de cada igreja, capela e centro comunitário que ele construiu surgiram bairros dos mais populosos do município. Portanto, toda a comunidade itabunense está entristecida, principalmente os mais carentes a quem ele tanto socorreu e acolheu”, afirmou Fernando.

Italiano de nascimento, Frei Joaquim Camelli chegou ao Brasil na década de 50, com destino à cidade do Rio de Janeiro para um breve período de adaptação. No ano de 1954 foi enviado à Itabuna para dá início à fundação da Comunidade Franciscana Capuchinha no município que, à época, ainda pertencia a Diocese de Ilhéus. Em território itabunense, o sacerdote atuou inicialmente na implantação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de mesmo nome.

Na década de 60, Frei Joaquim, ao lado do seu confrade Frei Apolônio, iniciou a implantação em definitivo do convento dos Frades Menores Capuchinhos e da Paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano. A partir da instalação da comunidade paroquial, o religioso fomentou a construção de mais de 15 Igrejas e capelas, dais quais três foram elevadas à condição de paróquia – Nossa Senhora das Vitórias (Jardim Vitória), Nossa Senhora da Piedade (Maria Pinheiro) e Senhor do Bomfim (Jardim Primavera). O corpo do Frei Joaquim Camelli foi sepultado às 10 horas desta quinta-feira (13), em jazigo nas dependências da Igreja de Santa Rita de Cássia sob grande comoção dos fieis.






























0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito