i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Câmara realiza sessão para tratar de Resíduos Sólidos (2ª Parte)


Representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna participaram esta semana de uma sessão especial na Câmara Municipal de Itabuna para discutir a “Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”,a convite do vereador Josué de Souza Brandão Júnior (Júnior Brandão). Estabelecida com base na Lei de nº 12.305/2010, que determina que os municípios devem se adequar à mesma extinguindo os lixões e implantando aterros sanitários até o ano de 2018. 
VEJA OS VÍDEOS DESSA ETAPA



O Secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro, falaram das propostas do Governo de Itabuna na Sede do Legislativo Municipal. A sessão teve participação ativa dos vereadores Jairo Araújo, Beto Dourado, Robinho e ainda do empresário Rafael Moreira, conforme os vídeos.


1º Vídeo

Vereador Jairo



2º Vídeo

Vereador Robinho



3º Vídeo

vereador Beto Dourado



4º Vídeo

Rafael Moreira


Na oportunidade, o Secretário John Nascimento informou que o prefeito Fernando Gomes tem trabalhado para que Itabuna se adeque à legislação.
“Estamos em processo de formação de uma Comissão para elaborar o Termo Técnico do Plano de Saneamento Municipal, que foi aprovado no ano passado pelo legislativo municipal, mas que contempla apenas o diagnóstico dos resíduos. A partir da elaboração deste Termo, a Prefeitura poderá contratar uma empresa que será responsável por completar o Plano de Saneamento com as soluções necessárias para o diagnóstico dos resíduos”.

A partir deste plano, de acordo com o Secretário, serão trabalhados dois pontos importantes: a educação ambiental com foco na redução dos resíduos sólidos, e a coleta seletiva/reciclagem através do incentivo e qualificação de associações e catadores de lixo. “Somente o que não servir para reciclagem que será levado para o aterro sanitário”, explica. E chama a atenção para o fato de que o prefeito Fernando Gomes tem grande preocupação com a questão ambiental.

“O lixão de Itabuna sempre serviu de depósito para outros municípios, que vinham descarregar seus dejetos, mas desde que o prefeito Fernando Gomes assumiu a gestão municipal ele proibiu o uso indevido de outras cidades”, frisou John Nascimento, lembrando que a Prefeitura de Itabuna está à disposição para receber sugestões da comunidade.

Foi grande a participação de estudantes universitários e da comunidade em geral, teve ainda a presença da Diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Tayla Marrocos, dos presidentes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Comam), Flávio Leopoldino, e de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Comdus), Napoleão José de Santana Filho. 


FOTOS  






0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito