i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeito participa de comemorações do Dia Nacional do Doador de Órgãos


Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado hoje (27), o Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, participou de ações que marcaram a passagem desta data que é tão importante para todos. O plantio de uma árvore simbolizando a vida no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) (VEJA O VÍDEO)




foi uma das ações que integra uma série de atividades do Setembro Verde, promovida pela Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (FASI), através da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do HBLEM (OPOSul).
Visando sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes, o Setembro Verde chamou atenção para a importância do ato da doação. 

O prefeito Fernando Gomes destacou a campanha e lembrou que a doação é um ato de solidariedade. Para Fernando Gomes, a doação resgata a oportunidade do ser humano seguir sua vida.
No Brasil, existem hoje mais de 40 mil pessoas à espera por doações. Na Bahia, aproximadamente 3000 pessoas aguardam pela oportunidade de receber um órgão ou tecido, sendo que desse total, mais de 1000 esperam por um transplante de córneas, 69 de fígado, e 1012 de rim. Segundo a enfermeira da OPOSul no HBLEM, Adriana Malta de Figueiredo, a atuação da equipe compreende ainda a prestação de assistência às famílias que sofrem com a perda de seus entes. Ela ressalta que, com este trabalho, a OPO Sul já conseguiu realizar 78 captações de córneas em 2017.


No Brasil, para ter o órgão doado, prevalece a decisão da família. A enfermeira Naama Ramos enfatiza que, nessa decisão, a família é soberana e só existe a possibilidade da doação, se na hora a família autorizar. “É importante a auto declaração. É importante que cada um diga em casa, aos pais e filhos, que quer fazer parte dessa corrente de solidariedade”, comenta a enfermeira que informa ainda que programação do Setembro Verde prossegue até o dia 30, quando será realizado um passeio ciclístico que marcará o encerramento da campanha.











0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito