i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré- Estudantes participam de ações no Dia de Limpeza de Praia




Crianças que participam do Projeto Social Surfando para o Futuro, em Itacaré, e alunos da Escola Municipal Maria Benjamina da Cruz participaram na manhã deste sábado do evento de conscientização do Dia Mundial de Limpeza de Praia, realizado na Praia da Tiririca pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Passatempo Educativo 


e Associação de Surf de Itacaré Ambiental, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. O objetivo do evento foi alertar para a importância de conservação das praias e despertar nos estudantes a conscientização para a preservação do meio ambiente.


O dia de atividades começou logo cedo com a saída dos alunos da escola Maria Benjamina, com direito a muita alegria e animação. Já na Praia da Tiririca o grupo de teatro do Passatempo Educativo apresentou a dinâmica Piratas do Bem, um espetáculo bem humorado, com linguagem simples e interativa, despertando os alunos para a importância da preservação das praias e de valores como a família, os amigos, a escola e até mesmo a matemática vista de uma maneira muito envolvente. Logo depois foi a vez das oficinas educativas envolvendo baseball e flag, despertando a curiosidade dos estudantes. Tudo com muita energia, informações e bom humor. E não faltou o banho de mar e o lanche para as crianças.



A secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Ivonete Damasceno, destacou a importância dessas ações e projetos como forma de integrar cada vez mais as crianças e adolescentes e trabalhar com esses alunos os valores e o papel da escola. Para os estudantes que participaram da ação educativa, o sábado foi um momento de alegria e descontração, mas também foi uma oportunidade de aprender mais sobre o meio ambiente, a importância das praias, do esporte e de valorizar cada vez mais a família.
 
Fundada em 1989, a Associação de Surf de Itacaré tem em sua essência o cuidado com o meio ambiente. A ação ambiental sempre foi uma das responsabilidades da entidade. E o Projeto Social Surfando para o Futuro tem como um de seus pilares a Educação Ambiental. Desde de sua criação vem passando para as crianças que participam informações sobre meio ambiente em suas aulas e realizando atividades extra-aula sobre Educação Ambiental. Todas as ações da entidade são divulgadas nos meios de comunicação e foi assim que a organização social Passatempo Educativo, de São Paulo, encontrou a Associação de Surf de Itacaré e lançou a proposta de desenvolver o projeto.

Além dos organizados e do apoio da Prefeitura, a ação educativa contou com o envolvimento das secretarias de Educação, Saúde, Transporte, Assessoria de Planejamento, Creas, Cras e com o apoio da Itacaré Marine, TC Supermercado, Café Bar Pé de Amêndoa e Sacolão Nora Ney.

HISTÓRIA - O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias surgiu quando um australiano de nome Lan Kiernan resolveu fazer uma volta ao mundo de barco e viu a quantidade de “lixo” nos oceanos. Quando voltou contou para os amigos o que viu e então fizeram um mutirão de limpeza. A ação ganhou força quando os Estados Unidos começaram a participar e hoje é um programa internacional de educação ambiental com 156 países participantes anualmente. O evento é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, conhecido no mundo inteiro como International Coastal Clean Up (ICC), mobiliza mais de 40 milhões de voluntários em todo o mundo, com o objetivo de recolher, analisar e catalogar o lixo. É realizado sempre no terceiro sábado de setembro.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito